Renove sua pele com esfoliante natural

Pele opaca e sem viço é causada por células desvitalizadas, que se acumulam diariamente. Mas nada que uma esfoliação não resolva e que você mesma (o) pode fazer, utilizando ingredientes naturais.

O processo consiste em esfregar levemente a pele com um creme ou óleo granuloso. A esfoliação pode ser feita em qualquer parte do corpo, dos pés ao rosto, porém, com cuidados específicos para cada área.

Os benefícios trazidos pelo procedimento vão além de melhorar a aparência e textura da pele, uma vez que expõe as camadas mais jovens e saudáveis e desobstrui os poros. A esfoliação também previne o aparecimento de pelos encravados (por isso, recomenda-se realizar a técnica um dia antes da depilação); combate a acne; melhora a penetração e ação de hidrantes e dermocosméticos; estimula a circulação sanguínea; promove a renovação celular e clareia manchas.

Preparar um esfoliante natural é bem simples. Confira algumas receitas:

Esfoliante com açúcar mascavo

Misture um pouco de açúcar mascavo com um creme para pele. Com o rosto umedecido, aplique a mistura com movimentos circulares. Enxague com água morna.

Esfoliante à base de leite e aveia

Em um recipiente, misture 125 ml de leite e 2 colheres de sopa de aveia (20g), até obter uma pasta mais ou menos espessa. Em seguida, lave o rosto com sabonete e bastante água, e aplique a máscara, tomando cuidado com o contorno dos olhos.

Após espalhá-la por toda a pele, deixe agir por, no mínimo, 15 minutos e retire-a com água fria.
O preparo é um ótimo combatente contra a acne. Se quiser, adicione um pouco de mel, que possui ação antibiótica e reparadora.

Repita o tratamento duas vezes por semana, para potencializar o resultado.

Esfoliante de linhaça e mel

Essa receita ajudará a manter os cotovelos e joelhos suaves. Misture uma xícara de mel com meio copo de água morna. Acrescente 25 gramas de linhaça e misture até formar uma pasta. Coloque-a no refrigerador por três horas, aplique nas áreas desejadas, deixe atuar por três minutos e retire com água.

Esfoliante de granola

Faça uma pasta com meia xícara de granola e misture com um pouco de água quente. Umedeça o rosto e aplique com movimentos circulares. Em seguida, lave com água morna.

Uma dica importante: após esfoliar a pele, aplique um hidratante, já que a esfoliação a deixa ressecada.

Também é bom lembrar que o processo não deve ser feito após a depilação, pois pode machucar a pele, que está sensibilizada.

Categorias