Encontrada na clara de ovo, albumina é proteína que ajuda na beleza da pele

Mais do que integrar o cardápio, consumido em diversas formas, o ovo —  especificamente, a clara — também pode ser utilizado como agente de beleza para manter a pele bonita e saudável. A clara concentra grande quantidade de albumina, proteína que ajuda a deixar a pele mais lisa e menos flácida, ao impulsionar a produção de colágeno no organismo.

A pele é formada por três camadas bem unidas: epiderme, derme e hipoderme. A primeira é a camada que você pode ver a olho nu e sua principal função é formar uma barreira protetora do corpo, contra danos externos, dificultando a saída de água (do organismo) e a entrada de substâncias e de micróbios no organismo.

A segunda é a camada intermediária da pele, formada por fibras de colágeno, elastina e gel coloidal, que dão tonicidade, elasticidade e equilíbrio à pele, e por grande quantidade de vasos sanguíneos e terminações nervosas. Já a última camada é formada basicamente por células de gordura e une a epiderme e a derme ao resto do seu corpo.  

E de que maneira o ovo pode ser utilizado na beleza da sua pele?

Máscara de clara de ovos

Aprovado por dermatologistas, a mistura de uma clara e duas colheres de iogurte natural resulta em uma máscara que pode ser usada uma vez por semana. Aplique no rosto e pescoço com uma espátula ou pincel e deixe agir por cerca de 15 minutos.

A clara tem grandes concentrações de vitaminas A e E, assim como do zinco e selênio que têm propriedades antioxidantes. Isso ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele.

 

Os benefícios não param por aí

Outra propriedade de grande valia no cuidado com a pele, e encontrada na clara do ovo, é a lisozima. Além de proporcionar uma pele com aspecto mais bonito e saudável, a enzima mantém os poros mais fechados, o que ajuda a reduzir a oleosidade do rosto.

Bicarbonato também ajuda a tratar a pele

Conhecido como grande aliado no dia-a-dia doméstico, o bicarbonato de sódio, por ser bastante alcalino, ajuda a balancear o pH do rosto. Além disso, ele pode ser utilizado como agente esfoliante, deixando a pele renovada e saudável.

Para fazer uma limpeza profunda, por exemplo, você pode misturar uma colher de chá de bicarbonato de sódio, uma de canela em pó, uma de chá verde em pó e uma colher de sopa de mel. Esfregue delicadamente a mistura sobre o seu rosto em movimentos circulares e deixe agir entre 10 e 15 minutos. Retire com água morna, usando um pano macio para fazer a esfoliação. O processo esfoliante deve ser feito, no máximo, uma vez por semana e de maneira suave.

Quando não usar o bicarbonato para essa finalidade

Antes de usar o bicarbonato de sódio é preciso atentar-se ao estado da sua pele. Feridas não devem ser esfoliadas, pois podem causar marcas e manchas permanentes na face.

Caso tenha pele seca ou oleosa, ou sofre com espinhas, o recomendado é ter o acompanhamento de um dermatologista.

Categorias