Yoga para alergias: posições para alívio dos sintomas

Coceira nos olhos, lacrimejamento, vias nasais inchadas e nariz escorrendo. As alergias sazonais causam um desconforto muito grande, principalmente com as mudanças bruscas no clima. Nessas horas, muitas pessoas optam por tomar medicamentos de venda livre ou prescritos para aliviar os sintomas de alergia sazonal, enquanto outros escolhem abordagens mais naturais, como o yoga, remédios de ervas ou lavagens de seios nasais.

Não há estudos médicos que documentem oficialmente a prática no caso de alergias sazonais, no entanto, muitas pessoas acreditam que ela pode contribuir com o alívio dos sintomas, já que determinadas posturas ajudam a abrir e a relaxar as vias respiratórias.

Não importa qual postura você esteja praticando ou iniciando, sempre se concentre na respiração. Isso ajuda a reduzir o estresse e diminuir a quantidade de histamina* no corpo. As histaminas causam sintomas alérgicos, como coceira e espirros, e também são liberadas como parte da resposta ao estresse.

5 minutos de exercícios de respiração para alergias sazonais

Começar sua prática de yoga com pranayama, ou exercícios respiratórios, ajuda a limpar as passagens nasais e acalmar o sistema nervoso.

– Comece sentando-se em uma posição confortável e concentrando-se na respiração.
– Mantenha a coluna reta, ombros relaxados e o colarinho largo.
– Observe todos os pensamentos que entram na mente.
– Tente prolongar cada inspiração e expiração – isso ajuda a desacelerar a respiração.

Respiração alternativa pela narina (Nadi Sodhana)

– Em uma posição confortável, comece dobrando o dedo indicador direito e o dedo médio na mão. Coloque o polegar na narina direita e o dedo anular na narina esquerda.
– Com os olhos fechados e a respiração lenta, profunda e uniforme, tampe a narina direita com o polegar e inspire profundamente pela narina esquerda.
– Ao expirar pela narina direita, tampe a narina esquerda com o dedo anular.
– Repita isso do outro lado, inspirando pela narina direita enquanto tapa a esquerda e expirando pela narina esquerda enquanto tapa a direita.

Você pode repetir este exercício de respiração por alguns minutos, sempre alongando cada movimento de inspiração e expiração.

Respiração brilhante do crânio (Kapalabhati)

Este é um ótimo exercício de respiração para desintoxicar o corpo e limpar o sistema respiratório. São exalações fortes e rápidas e você pode realizar esta prática sentando o quadril nos calcanhares com os joelhos juntos:

– Coloque as mãos sobre os joelhos e certifique-se de ter uma coluna alongada.
– Feche os lábios e separe os dentes ligeiramente para manter a mandíbula relaxada.
– Inspire passivamente e expire com força pelo nariz.
– Ao expirar pelo nariz, sinta o umbigo se encaixar rapidamente na direção da coluna.

Repita essa respiração por um ciclo de cerca de 30 segundos e, lentamente, comece a aumentar para mais alguns minutos.

Automassagem rápida para finalizar e manter o relax

Termine a sua sessão de ioga com uma relaxante massagem nos olhos e seios da face.

– Deite-se ou sente-se confortavelmente e feche os olhos.
– Com a ponta dos dedos, comece a massagear suavemente as têmporas, a testa e o espaço entre as sobrancelhas. Você também pode massagear mais acima em direção ao topo da cabeça e em direção às orelhas e pescoço. Mantenha os olhos, o rosto e a respiração relaxados.
– Depois de terminar a massagem, inspire e expire profundamente algumas vezes e sinta-se amplo e aberto. Deite-se suavemente na esteira com as pernas ligeiramente afastadas, os braços ao longo do corpo com as palmas das mãos voltadas para cima e os olhos fechados. Aproveite essa pose de descanso final por pelo menos um minuto.

Existem inúmeras práticas de yoga que podem ser mais adequadas que outras. Para alguns, a yoga quente e as práticas fortes de vinyasa abrem os seios da face, enquanto para outros, as práticas restauradoras ou yin ajudam a abri-los ainda mais. Experimente os estilos diferentes para ver o que funciona melhor para você!

*Histamina é uma substância liberada no organismo como uma resposta imunológica, essencial na defesa contra vírus, bactérias, fungos ou parasitas. Ela é liberada em reações alérgicas e é responsável pelos sintomas irritantes desses quadros.

Categorias