(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Tinta de cabelo: como fazer o descarte correto?

A tinta de cabelo que transforma o visual, deixando-o ainda mais bonito, transforma também o meio ambiente, mas não da mesma maneira, quando descartado de maneira errada.

Um tubo de coloração possui oito componentes básicos: creme base, precursores de cor, corante, agentes alcalinos, agentes de tratamento, antioxidantes, agentes complexantes e perfume. Na composição, encontram-se metais pesados como cádmio, crômio e o chumbo. Sendo assim, se jogados fora de qualquer modo, resultam na contaminação do solo, afetando as plantas, animais e, consequentemente, entram na alimentação humana por meio do consumo de carne, leite e peixes.
Além dos itens químicos, não visíveis aos olhos, tem ainda todo o restante que envolve o produto: a tintura para cabelo é acondicionada em uma embalagem de papelão, onde dentro contém uma bisnaga de alumínio com a coloração, um pote plástico com o agente revelador (água oxigenada), um sachê ou um pote plástico com o creme para ser usado na lavagem, além de um par de luva plástica e um folheto explicativo de como utilizar o produto.
O mercado de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos movimenta, só no Brasil, mais de R$ 10 bilhões por ano, sendo que 33% desse valor se refere a produtos de tintura ou coloração de cabelo, segundo análise de mercado do setor, divulgada no ano passado. Com o consumo tão expressivo, imagine o estrago se, na hora de descarte, isso for feito de qualquer jeito! Então, como dar o encaminhamento correto a esse tipo de resíduo?

Primeiro de tudo, evite o desperdício

Desperdiçar algo só traz prejuízo. Sendo assim, ter controle sobre o produto – no caso aqui, a tinta de cabelo – é o primeiro passo para não contribuir com o descarte desenfreado. Os salões de beleza, por exemplo, que são potenciais consumidores por adquirirem altas quantidades, devem implantar ações de gestão empresarial, fazendo controle de estoque para evitar as compras exageradas e recebimentos indevidos de produtos, minimizando as perdas devido às validades vencidas.

Outra recomendação é fazer o preparo somente do necessário que será utilizado para pintar o cabelo, para que não haja sobra. Lembre-se: com o excesso de química existente no produto, jogá-lo na rede pública de esgoto pode trazer sérios comprometimentos ao solo e ao lençol freático.

O destino certo para as tinta de cabelo

Feito o trabalho da coloração do cabelo, sobraram as embalagens. A caixinha de papelão que acondiciona o produto pode ir para a coleta seletiva. Já o frasco da tintura, não. O elemento utilizado na fabricação das bisnagas (alumínio) é altamente prejudicial, principalmente ao solo e à água.
Conforme a portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde e a resolução 396/2008 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), a quantidade máxima de alumínio permitida na água potável é 0,2 mg/L. Se esse material é descartado de forma inadequada e tem contato com a água, pode causar sérios danos.
Um exemplo é que se uma pessoa ingerir o líquido com uma quantidade de alumínio superior a isso, pode sofrer problemas neurológicos e até hepatotóxicos, afetando o fígado. Por isso, as bisnagas não podem ser descartadas de qualquer maneira e o ideal é verificar com os fabricantes onde descartar o produto ou se ele possui programa nesse sentido para que você encaminhe à empresa o que será descartado.

Dissemine ações de responsabilidade socioambiental

No caso dos salões de beleza, além do trabalho de descarte correto feito pelo próprio estabelecimento, vale disseminar a prática para os clientes. Uma maneira de estimular a sustentabilidade é tornar o comércio um ponto de coleta para embalagens vazias de produtos de beleza, para encaminhá-los aos locais que recebem esses produtos para o descarte correto. Incentive também os funcionários a espalharem a ideia.
Assim como a tinta de cabelo pode ajudar a ressaltar ainda mais a sua beleza, a beleza do mundo também pode ser ressaltada com a sua colaboração.

Categorias