(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Shampoo sólido economiza água e evita descarte incorreto de embalagens

Pessoas no mundo todo estão buscando cada vez mais alternativas sustentáveis. Uma delas é buscar no mercado produtos cujo processo de produção não agridam o meio ambiente e que permitam um descarte ecologicamente correto.

Mas a maioria dos produtos que são vendidos ainda utiliza embalagens plásticas, que demoram 450 anos para se decompor ou algum material que causa danos ao planeta. O shampoo é um desses produtos. Ele leva 90% de água em sua composição, o que torna necessário o uso de embalagens plásticas, sendo que apenas 20% delas são reaproveitados.

É aí que vem a questão: e os outros 80%?

Foi pensando nisso, que a bioquímica neozelandesa Brianne Wets desenvolveu, em 2012, um shampoo sólido. Seu objetivo era trazer um produto para o mercado que utilizasse menos água, mais ingredientes biodegradáveis e embalagens que não deixassem rastros no planeta.

Depois de muita pesquisa ela foi criando diversos produtos feitos com combinações de ingredientes 100% naturais, como calêndula, manteiga de cacau, canela, óleo de camomila e muitos outros, que além de ser melhores para o meio ambiente, trazem benefícios para o corpo e pele e duram de três a seis vezes mais (dependendo do produto).

A Ethique, empresa gerida pela bioquímica, começou quando ela ainda estava na universidade, e hoje vende sabonetes, shampoos e condicionadores sólidos, utilizando embalagens com materiais biodegradáveis, evitando o uso de mais de 60 mil recipientes de plásticos em todo o mundo, além de poupar em cada barra quase 1 litro de água.

A empresa fica bem distante do Brasil, mas outras marcas como a Lush também produzem shampoos e condicionadores sólidos, que estão disponíveis no país. Os produtos desenvolvidos pela marca combatem os testes feitos em animais, utilizando produtos 100% vegetarianos, 83% veganos, são 60% sem conservantes, 38% livres de embalagens e são feitos a mão, com muita eficácia e sustentabilidade.

No Brasil, além da Lush, os shampoos sólidos também podem ser encontrados em lojas como Cativa, Fefa Pimenta, Sal da Terra e Sementes de Gaia.

Categorias