Saiba como funciona a esfoliação capilar caseira

A raiz do problema de um cabelo oleoso, opaco e quebradiço está no couro cabeludo. Sabemos que os cuidados com os fios antes de seu comprimento devem ser direcionados a essa região capilar muitas vezes esquecida.

Um couro cabeludo saudável, livre de células mortas, resíduos e gordura, problemas acumulados no dia-a-dia, tende a “respirar melhor”, assim ajudando a reduzir a oleosidade excessiva, queda dos fios, aumentar o crescimento e dar aquele aspecto leve e saudável que buscamos.

Uma medida simples que proporciona uma limpeza profunda de forma natural e menos agressiva que alguns produtos industrializados: é a esfoliação capilar caseira (ou peeling caseiro). Com a combinação de ingredientes e alguns minutos de massagem leve em todo o couro cabeludo é possível fazer uma limpeza profunda eficaz, além de potencializar o efeito de uma hidratação pós-esfoliação, pois o procedimento desobstrui os poros e prepara os fios e o couro cabeludo para receber os nutrientes.

Veja algumas receitas simples com ingredientes que podem ser encontrados na sua cozinha.

Esfoliante de maracujá

  • 3 maracujás
  • 200ml de shampoo

Bata em um liquidificador as polpas sem casca até a semente ficar em farelos, em seguida com uma peneira retire o suco, lave bem e deixe as sementes secarem (cerca de 20/30min no sol). Após as sementes secas é só misturar com um shampoo de sua preferência, lembrando sempre de agitar antes do uso.

Esfoliante com iogurte natural

  • 2 colheres Iogurte natural
  • 2 colheres de açúcar mascavo

Uma das receitas mais simples e tradicionais é a mistura desses dois ingredientes. A combinação do iogurte com o açúcar deve ser aplicada no couro cabeludo úmido em conjunto com uma massagem feita com as pontas dos dedos em movimentos circulares por 2-3 minutos. Após o procedimento, prossiga com a sua rotina de lavagem normalmente e finalize como de costume.

Esfoliante de babosa

  • 3 colheres de babosa
  • 2 colheres de açúcar mascavo

Dica: a babosa possui ação desintoxicante e cuida da pele durante o processo.

Misture bem os dois ingredientes até formar uma mistura cremosa. Aplique suavemente o creme no couro cabeludo, deixe agir de 20-30 minutos (para potencializar o efeito, utilize uma touca térmica). Após o intervalo de tempo, massageie o couro cabeludo por cerca de 2-3 minutos, em seguida, lave o cabelo normalmente.

Lembrando que a esfoliação pode ser feita em qualquer tipo de cabelo, só variando o intervalo de semanal, quinzenal ou mensal dependo da necessidade, grau de oleosidade e acúmulo de cosméticos.

Aproveite as dicas e cuide hoje mesmo dos seus fios!

Categorias