Quais tipos de resíduos são descartados no setor de beleza?

Os salões de beleza são alguns dos estabelecimentos que mais geram resíduos. O grande volume de embalagens, frascos e tintas tem crescido cada dia mais nesse setor. O que tem gerado a necessidade de reciclagem destes materiais.

É extremamente importante fazer a separação de cada resíduo e fazer a destinação correta dos mesmos para eco pontos específicos. Estes eco pontos destinarão os elementos para cooperativas especializadas em reciclagem.

Mas, não basta somente descartar tudo misturado. Primeiramente, é necessário conhecer os tipos de resíduos descartados e separá-los conforme necessidade e combinação técnica específica.

residuos

Você sabe quais são os produtos descartados em salões?

Existem diversos produtos que nem todo mundo sabe que são necessários ser descartados. Como por exemplo, o frasco de shampoo, condicionador, cremes, esmaltes, sprays de cabelo, sprays de unha…

Outros exemplos de produtos que precisam ser descartados corretamente é a escova de cabelo, tinturas, produtos vencidos, cabelos de clientes, ceras de depilação, utilitários de manuseio (seringas, pinças, luvas, etc), e muitos outros.

Donos de salões de beleza podem descartar os produtos em pontos específicos para o descarte. Outra opção é participar de programas que incentivam o descarte correto e a reciclagem, como o Programa Beleza Verde.

O Programa é uma iniciativa da Dinâmica Ambiental, que promove a coleta e destinação correta dos resíduos gerados em salões de beleza, clínicas de estética, esmalterias e barbearias.

Apresenta um novo modelo de gestão para os salões, que visa melhorar a qualidade e competitividade do setor de beleza. Assim gera mais atenção para a importância da reciclagem por meio da adoção de normas e sistema de certificação Beleza Verde.

A visão principal do programa é baseada em estabelecimentos preocupados em praticar ações sustentáveis. Dessa forma, é possível estimular não só os funcionários dos salões, mas os consumidores, a praticarem o descarte correto a fim de garantir um crescimento sustentável.

Afinal, como funciona o Programa Beleza Verde?

A Dinâmica Ambiental faz a coleta dos resíduos gerados nos estabelecimentos participantes, gerando um certificado a cada coleta realizada.

Os colaboradores dos salões recebem treinamentos, além de serviços de consultoria para auxiliar o estabelecimento na redução de custos e na melhor gestão do consumo de água, energia, produtos e outros.

O estabelecimento participante recebe além do certificado, o selo beleza verde, que pode variar entre bronze, prata e ouro. Além disso, o salão ganha um espaço no Portal Pensamento Verde!

Se você é dono de salão, clínica de estética, esmalteria ou barbearia e quer fazer parte do programa ou conhecer mais sobre a iniciativa, entre em contato através do site www.belezaverde.com e faça parte desta iniciativa sustentável!

Categorias