(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Reiki: um ótimo complemento ao seu bem-estar

Reiki (pronuncia-se ray-key) é uma abordagem complementar de saúde baseada na crença oriental de que, quando equilibrada, a energia que todos nós temos apoia habilidades de cura inatas do corpo. Durante a sessão, os praticantes colocam as mãos levemente ou logo acima de uma pessoa e, assim, facilitam a resposta de cura por meio de sua própria energia.

A palavra “reiki” significa energia vital universal e concentra-se em realinhar os sete chakras do corpo que podem se tornar lentos, desajustados ou parados em resposta aos mais variados estímulos que interferem no nosso equilíbrio emocional e físico, como o estresse, por exemplo.

A terapia pode ser aplicada até mesmo em animais de estimação e plantas e deve ser realizada em qualquer lugar. Geralmente é realizada em um local calmo e tranquilo, com a ajuda de luzes suaves, música relaxante e incenso para promover relaxamento na pessoa tratada.

Embora a comunidade médica ainda não tenha adotado totalmente o reiki, a prática está se tornando cada vez mais comum em ambientes clínicos para tratar e administrar uma variedade de problemas de saúde, especialmente dores crônicas, fadiga crônica, hipertensão, fibromialgia, depressão, ansiedade e alívio aos efeitos colaterais da quimioterapia ou radioterapia. Como é executado com as mãos, sem as mãos ou como cura à distância, basicamente não tem contraindicações.

Em um estudo da Harvard Medical School de 2019, pesquisadores acompanharam diversos pacientes para determinar os efeitos de uma única sessão de reiki e encontraram melhorias estatisticamente significativas nos sintomas de ansiedade e depressão, bem como dor e náusea. Outro, publicado no Indian Journal of Positive Psychology, analisou mulheres que sofriam de depressão e ansiedade. Metade do grupo recebeu um tratamento de reiki duas vezes por semana durante 10 semanas e a outra metade não recebeu nenhum tratamento. As que receberam reiki observaram melhorias significativas nos sintomas de depressão e na qualidade do sono.

Alguns praticantes o descrevem como acupuntura sem as agulhas. Após uma sessão de reiki, os benefícios mais comumente relatados são a melhora nos padrões de sono, redução da dor, e uma sensação geral de relaxamento, calma e bem-estar. E, embora não apresente contraindicações ou efeitos colaterais, ele deve ser complementar ao tratamento clínico. Por isso, nunca é demais repetir: antes de aderir a qualquer terapia alternativa, consulte primeiro seu médico.

Categorias