Receitinha boa e natural para tratar os calcanhares rachados b

Calcanhares rachados são um problema comum nos pés – mais até do que a gente imagina. Isso pode ocorrer em adultos, crianças e, principalmente, nas mulheres, que são as que mais sofrem deste incômodo.

Felizmente, para a maioria das pessoas, ter calcanhares rachados não é sério. Mas, em alguns casos, as rachaduras podem se tornar muito profundas e causar dor. Ela surge quando a pele está muito seca e acaba se “quebrando” com o peso do corpo em função das pequenas pressões das atividades do dia a dia.

Piorando o incômodo

O hábito de andar descalço ou com salto alto por longos períodos, usar muitos sapatos abertos, tomar banhos muito quentes e estar acima do peso são situações que tendem a estimular o ressecamento dos pés e, assim, o aparecimento de calos e rachaduras.

Outro costume muito comum e que não é nada bom é lixá-los em excesso. Isso porque o corpo entende os efeitos da lixa como algo agressivo, estimulando uma produção mais intensa e espessa de pele para compensar. O resultado? Sim, pés rachados.

Alguns problemas de pele aparecem junto com as fissuras, como psoríase, micose e alergias. Além disso, certas doenças crônicas contribuem com o ressecamento da pele, como o diabetes e o hipotireoidismo, favorecendo o aparecimento das rachaduras.

Como evitar

Não tem segredo e nem receita mágica. A única forma de combater esse ressecamento é manter a hidratação, pelo menos uma vez por dia, e manter a pele nutrida, para evitar a perda de água e proteínas.

Para quem convive com o problema de forma intensa, o ideal mesmo é consultar um dermatologista, que indicará tratamentos que ajudem a dissolver a chamada camada córnea, que é responsável por engrossar a espessura da pele.

Receitas naturais e efetivas!

Para ter pés mais macios, inclua o hábito de hidratação dos pés do seu ritual de beleza. E para te ajudar, a gente trouxe aqui algumas receitinhas bem boas e naturais, que aceleram a recuperação e nutrição da pele dos pés.

Azeite
Misture uma colher de sopa de azeite extra virgem ao seu hidratante e aplique nos pés. Antes de deitar, cubra-os com papel filme (o mesmo usado na cozinha) e durma normalmente. Ao acordar, descarte o plástico na lixeira reciclável e tome banho normalmente.

Vaselina e soro fisiológico
A vaselina ajuda a criar uma barreira contra o frio e outras agressões externas, devolvendo a elasticidade e o aspecto natural da pele. Seguindo as mesmas instruções da dica anterior, faça uma mistura grossa dela com o soro fisiológico, que contém sais minerais e é ótimo para proporcionar aquela sensação de frescor.

Escalda pés de vinagre de maçã
Encontrou um tempinho livre na agenda? Então, vamos de escalda pés para relaxar um pouquinho. Coloque um litro de água morna e um copo grande de vinagre de maçã em uma bacia, considerando que o líquido deve atingir o nível das canelas. Isso vai ajudar a receita a amolecer as células velhas da pele e abrir os poros para garantir a melhor absorção da hidratação que você deverá fazer na sequência. Após 30 minutos com os pés imersos, lave-os e passe seu hidratante de costume, deixando em repouso no papel filme durante a noite de sono.

Incorporando essas dicas aos seus hábitos de beleza, muito em breve você terá pés novinhos e macios! Lembre-se de mantê-los hidratados também quando ficarem lisinhos, combinado?

Fontes: Chris Castro | Tua Saúde | Veja Saúde | Catraca Livre | Healthline

Categorias