Quer deixar seu salão de beleza sustentável? Saiba como!

Devido a situação em que o nosso planeta se encontra atualmente, pequenas atitudes têm feito total diferença para que o ecossistema se mantenha vivo. Escolhas como preservar o meio ambiente e cuidar do mundo em que vivemos tem se tornado uma necessidade necessária.

Afinal, o mundo está em nossas mãos e cabe somente a nós cuidarmos para que ele se mantenha sempre vivo, evitando sua total destruição. Por isso, é muito importante que as pessoas se conscientizem e comecem a fazer a diferença em prol do planeta.

Atitudes como poupar energia, não desperdiçar água, separar e reciclar o lixo, evitar o consumo excessivo e até mesmo poupar o uso de carros, fazem uma grande diferença para o meio ambiente.

Sustentabilidade no setor da beleza

No entanto, o importante não é focar somente no cuidado dos lares, praias e parques, mas pensar em um panorama geral, o que também inclui os salões de beleza. Os profissionais desta área estão sempre preocupados com a beleza, e principalmente, o bem-estar de seus clientes.

É necessário adotar medidas sustentáveis nesses espaços a fim de transformá-los não só em locais para embelezamento, mas locais que cuidam e demonstram preocupação pela natureza e o meio ambiente.

Pensando neste conceito e em quem é dono de salão e deseja transformá-lo em um ambiente sustentável e ecológico, preparamos algumas dicas para que você, dono de salão, dono de clínica de estética ou até mesmo de esmalteria, comece a preservar o quanto antes o ecossistema em que habita. Confira e pratique, vai valer a pena!

Use e venda produtos ecológicos

Sempre que for escolher os fornecedores e produtos para venda e consumo no seu espaço, prefira os que são biodegradáveis e fabricados com matérias-primas orgânicas. Eles promovem bem-estar a cliente e não agridem a pele ou os fios dos cabelos. Além de não ser um agressor para a natureza.

Não use produtos testados em animais

Não faça aquilo que não gostaria que fizessem com você ou com os seus animais de estimação! Evite a todo custo qualquer marca de produto que faça testes em animais, isso é cruel e compromete de forma direta o ecossistema. Afinal, mais de cem milhões de animais morrem por ano devido aos testes.

Use tintas orgânicas

Escolha tintas sem amônia para as tinturas de cabelos, elas ajudam a preservar a saúde da cliente e a do profissional e não alteram o pH dos fios. Além de serem as melhores opções para coloração, pois não são cultivadas com químicas, o que deixa o cabelo natural, brilhoso e bonito.

Utilize equipamentos ecológicos e economize água e energia

É quase impossível trabalhar sem chapinha e secador, mas é possível economizar na energia de outras formas. Escolha secadores que poupem ao máximo e tente substituir as lâmpadas comuns do espaço por lâmpadas LED, elas gastam muito menos energia. Prefira também luzes frias, com elas você economiza consideravelmente a energia e na conta de luz.

Além disso, crie um sistema de reciclagem de água com captação da chuva e aproveite-a, por exemplo, para outras atividades, como lavar o chão ou regar plantas.

Elabore uma decoração ecológica

Personalize o seu espaço com uma decoração sustentável e diferente. Isso com certeza irá chamar muito a atenção das suas clientes e ainda trará a natureza para mais perto de você.

Utilize itens já reciclados, aproveitando até mesmo embalagens usadas, como potes de cremes, shampoo e muitos outros. Abuse das flores e plantas, decore-as em vasos reciclados, pendure pinturas feitas com tintas ecológicas nas paredes, e crie hortas verticais se haver espaço, ficará lindo e você ainda comerá alimentos orgânicos e saudáveis.

Use a imaginação e transforme o seu salão em um lugar ainda mais incrível!

Tenha uma coleta de lixo

Separar o lixo é muito importante, principalmente, separar o que é o que e colocar em seu devido local de descarte. Nos salões, inclusive, é muito importante a coleta seletiva, já que são usados diversos produtos que precisam de uma destinação correta por conterem substâncias tóxicas para a natureza e o ser humano.

Opte por programas de reciclagem e logística reversa, são ótimas opções e garantem uma destinação segura e confiável. Existem, inclusive, alguns projetos que oferecem serviços como estes, o Programa Beleza Verde é um deles e traz toda credibilidade que o seu salão precisa. Invista no melhor resultado para o seu salão e para o planeta!

Categorias