(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Qual a importância do descarte correto da cera depilatória

A cera quando reutilizada pode ser a principal transmissora de fungos, micoses e bactérias. Por isso, o ideal é descartar no local correto.

Por mais que as técnicas de depilação tenham uma variedade maior hoje em dia, ainda há quem prefira a cera depilatória na hora de se livrar dos pelos. Porém, é preciso ficar atento ao fazer uso desse tipo de técnica, já que quando reutilizada, pode provocar uma tração maior no pelo e causar pequenos sangramentos.

Apesar de dar a sensação de que pode ser reaquecida e utilizada nas sessões de depilação com cera, na verdade, o recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é fazer uso de cera quente descartável e individual. Fazer uso de espátulas de material liso, lavável ou descartável também é fundamental para evitar a propagação de enfermidades como as herpes, hepatites e infecções bacterianas. Mas, além de se preocupar com sua saúde, é importante levar em consideração a do meio ambiente também.

Descarte de cera de depilação

Por não existir qualquer regulamentação específica por parte da Vigilância Sanitária quanto ao descarte, é comum que muitas pessoas joguem o material no lixo comum junto aos demais resíduos. Porém, essa prática não é a mais adequada, já que quando reaproveitada pode dar origem a outros produtos e fomentar novos mercados.

Por isso, o ideal é levar os resíduos a salões de beleza ou locais de coleta específica que aceitem esse tipo de material e deem o destino correto a ele. Para isso, durante o uso, peça a sua depiladora para descartar a cera em uma lixeira forrada com saco plástico e que mantenha o mínimo de contato com o material. Depois, separe em outra sacola a cera restante e não utilizada para levá-la ao local correto de descarte.

Alternativas saudáveis

Como já dito antes, esse estilo de depilação utilizando cera pode causar irritações graves, se em contato com ferimentos abertos ou para quem tem tendência a ter pelos encravados. Por isso, algumas opções de depilação ecológica são o uso de depiladores elétricos ou a laser, que diminuem o impacto ambiental e não machucam a pele com tanta agressividade.

Mas, se você é um amante da cera para depilar e não abre mão da mesma na hora de se ver livre dos pelos, opte por utilizar ceras de depilação ecológicas, já disponíveis no mercado. Isso porque, quando jogadas na terra se decompõem em poucos dias!

Categorias