Qual a importância de esterilizar materiais no salão de beleza?

Manter alicates, escova e pentes de cabelo esterilizados garante eliminação completa de microrganismos e bactérias. Além de garantir a imagem de um salão de confiança.

Com inúmeros salões de beleza como opção, o cliente sempre leva em conta critérios que o façam escolher pelo o que mais lhe agrada. Dentre os principais fatores estão a qualidade do cabeleireiro e, principalmente, a higiene. Por isso, muitos estabelecimentos devem ficar atentos a esse ponto. Como os clientes frequentam o local para cuidar de regiões sensíveis, que podem se tornar “porta de entrada” para doenças e bactérias, é preciso ter muito cuidado ao manipular os equipamentos.

Esterilização diminui bactérias

Como estão indo a um lugar que tem todos os equipamentos necessários para o embelezamento, muitas mulheres não têm hábito de levarem os seus próprios. Por isso, instrumentos utilizados por manicures passam pela autoclave, uma máquina que higieniza e esteriliza instrumentos como alicates e tesouras. Desta forma, você protege suas clientes de contraírem doenças como hepatite e AIDS.

Todos os materiais perfurocortantes devem passar por esse processo. Porém, materiais como a lixa, segundo a Vigilância Sanitária, devem ser descartadas a cada uso. Isso porque, sua reutilização põe em risco a saúde do cliente, já que microrganismos podem de acumular na lixa, provocando a proliferação de fungos e infecções.

Não são só as unhas

Materiais utilizados nos fios também devem ser higienizados após cada uso. Pentes, bacias, escovas e cubetas devem ser lavadas com água e sabão. Além disso, para uma higienização mais completa, é recomendado a imersão do material em solução de álcool etílico 70% durante 30 minutos.

A fim de ajudar o meio ambiente e donos de salão de beleza, a Dinâmica Ambiental realiza, por meio do programa Beleza Verde, a coleta de resíduos e dá o destino correto. Para conhecer todas as vantagens deste projeto, clique aqui.

Categorias