Quais adoçantes são mais saudáveis?

Existem formas naturais e saudáveis para adoçar os alimentos no dia a dia. Confira aqui algumas delas

Na hora de tomar um café ou suco, sempre surge aquela dúvida: existem adoçantes saudáveis? A boa notícia é que existem sim e eles são acessíveis.

Sabemos que algumas doenças como a obesidade e o diabetes, pedem a redução no consumo de açúcar e, por isso, muitas pessoas acabam adotando os adoçantes artificiais.

A ciência já comprovou que os adoçantes artificiais não são a melhor opção, uma vez que eles contribuem para diversos riscos à saúde. A sacarina, por exemplo, tem sido associada ao câncer de bexiga. Já a sucralose, é um organoclorado, ou seja, não é compatível com o metabolismo humano e é reconhecida por causar danos genéticos e reprodutivos.

O aspartame pode causar dores de cabeça, distúrbios do sono e convulsões. Além disso, tumores cerebrais e linfoma em roedores têm sido associados ao consumo de grandes quantidades de aspartame, de acordo com este estudo.

Felizmente, existem opções bem mais saudáveis que o açúcar proveniente da cana e os adoçantes artificiais. Veja, a seguir, quais são estas opções:

1. Estévia

A estévia vem de uma planta do mesmo nome e tem a capacidade de adoçar de 200 a 300 vezes mais que o açúcar, mas com zero calorias, zero gordura e zero carboidrato. A estévia é absorvida lentamente pela corrente sanguínea, de modo que não causa um aumento nos níveis de açúcar no sangue, tornando-o ideal para pessoas com diabetes ou para quem tenta controlar seu peso.

2. Fruta do Monge

Já o adoçante feito a partir do extrato da fruta do monge, ou Monkfruit, é usado há séculos pelos monges budistas. Esta fruta lembra muito o melão e é nativa de algumas regiões da China e da Tailândia. Por meio do suco desta fruta é produzido um adoçante sem calorias, com pouco carboidrato, zero sódio e zero gordura, sendo portanto, uma ótima opção para quem faz dieta para perda de peso e também para diabéticos.

3. Xarope de Bordo

O xarope de bordo, também conhecido como maple syrup, é feito a partir da seiva das árvores de bordo e oferece muitos benefícios nutricionais, sendo um excelente substituto na preparação de alimentos crus. Apesar de não ser reduzido em calorias, a vantagem é que ele possui até 24 antioxidantes, além de minerais como manganês e zinco. Embora o índice glicêmico do xarope de bordo seja menor que o do açúcar branco, ele não é recomendado para diabéticos ou pessoas que necessitem perder peso, devido ao seu alto teor de açúcar. Esta alternativa é melhor consumida com moderação.

4. Mel

O mel é um alimento formado por 40% de frutose e 30% de glicose. Os ingredientes restantes incluem água, pólen e minerais como magnésio e potássio. O mel possui propriedades antifúngicas e antibacterianas, sendo capaz de inibir o crescimento de fungos, bactérias, protozoários e vírus.

De acordo com a medicina ayurvédica, muito comum na Índia, o mel nunca deve ser cozido, pois o calor cria partículas indesejadas que aderem ao revestimento do trato digestivo, criando toxinas conhecidas como “ama”, a causa raiz de muitas doenças. De acordo com esta cultura, o mel pode ser adicionado em chá ou água morna, mas nunca em líquidos quentes ou submetê-lo a altas temperaturas. Outra dica na hora de comprar o mel é que quanto mais escuro, mais antioxidantes ele possui. Assim como o xarope de bordo, o mel deve ser consumido com moderação devido ao seu alto teor de açúcar.

5. Açúcar de Coco

Embora seja um pouco mais calórico, o açúcar de coco, diferentemente do açúcar branco, contém baixo índice glicêmico e possui muitos nutrientes como antioxidantes, polifenóis e minerais. O açúcar de coco é ainda rico em aminoácidos e contém 10 mil vezes mais potássio, 20 vezes mais magnésio e 20 vezes mais ferro que o açúcar convencional. O açúcar de coco também possui fibra de inulina, que é capaz de reduzir a absorção de glicose.

6. Xilitol

O xilitol faz parte de uma classe de adoçantes denominados álcoois de açúcar ou polióis. Estes adoçantes são derivados de frutas e legumes e são reduzidos em calorias e carboidratos. Eles fornecem uma média de duas calorias por grama e têm um índice glicêmico extremamente baixo. O xilitol é excelente para diabéticos, mas não contém vitaminas ou minerais. É frequentemente usado para adoçar creme dental, enxaguatório bucal e gengiva. Uma curiosidade é que este adoçante é excelente para a redução da placa dentária.

Categorias