(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Propriedades do mamão e seus benefícios

Desde pequenos, os nossos pais, parentes, médicos e professores tentam, a todo custo, inserir frutas no cardápio com aquela velha história de que “faz bem para a saúde”. E todos eles sempre tiveram razão. Isso porque as frutas são aliadas da saúde e da qualidade de vida, proporcionando vitaminas não encontradas em alimentos industrializados.

Com o mamão não poderia ser diferente. Composto por mais de 86% de água, o alimento ajuda, ainda, a nutrir a pele. Rico em vitaminas A, C, cálcio, ferro, potássio, minerais, carotenoides e fibras, a fruta tem efeito calmante e é um ótimo remédio natural para prisão de ventre. Dentre os inúmeros benefícios também estão: ação antioxidante, fortalecimento do sistema imunológico, alívio nos sintomas de sinusite entre outros.

Quando associado à uma alimentação saudável e à ingestão rigorosa de líquidos, o mamão contribui para deixar a pele mais lisa e livre de acne e espinhas. Aliás, o mamão papaia pode ser utilizado como creme natural antienvelhecimento para rosto, pernas e braços, bem como esfoliante para eliminar células mortas.

Os itens de beleza não param aí. Os shampoos que contém mamão são ótimos para controlar a caspa. Já as máscaras para hidratação são ótimas para nutrir os cabelos e eliminar o acúmulo de proteínas.

Agora é a vez do mamão orgânico!

O Brasil é o país que mais produz a fruta em todo o mundo. Ao todo, a produção anual chega a 1.650.000 toneladas, entre mamão papaia, mamão formosa, mamão-da-baía, mamão-macho e mamão-da-índia. Proveniente do mamoeiro, apesar de produzir o ano todo, a safra ocorre entre os meses de maio, junho, agosto e outubro.

A maturação completa acontece por volta de quatro a seis meses após o crescimento da flor. Para a colheita, no entanto, é preciso ter cuidados especiais, já que a fruta conta com uma casca muito fina, propício para a infecção por micro-organismos. Dessa forma, após a colheita, é preciso realizar o tratamento dos frutos em um sistema hidrotérmico.

Vale lembrar que para cultivar esse fruto não é preciso agrotóxicos ou substâncias químicas altamente nocivas para a saúde. Os produtores que desejam fazer o cultivo orgânico de mamão, no entanto, precisam contratar um consultor e, em seguida, escolher a área que será destinada ao plantio.

É necessário recompor o solo e fazer áreas de quebravento e contornos. O procedimento é demorado e pode durar cerca de quatro anos. Mas o investimento vale a pena, já que, além de colaborar ainda mais com a saúde dos consumidores, os retornos financeiros dos produtos orgânicos chegam a ser quatro vezes maiores que os dos métodos convencionais.

Categorias