(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Posso usar vinagre de maçã nos cabelos?

A popularidade do vinagre de maçã também chegou aos rituais de beleza. Entenda como usá-lo para melhorar a beleza dos cabelos

Nos últimos anos muitas pessoas têm adotado o hábito de usar o vinagre de maçã diariamente, como um tratamento para a saúde. E o reconhecimento dos benefícios desse líquido ácido já vem de muitos anos, desde os tempos do médico grego Hipócrates, que recomendava a ingestão de vinagre para tosse e resfriados.

Além do uso terapêutico, muitas pessoas estão incluindo o vinagre de maçã em seus rituais de beleza, por ser um produto natural, barato e de fácil acesso. No entanto, existem algumas regras importantes a serem seguidas, principalmente ao utilizá-lo nos fios.

Equilibrando o pH dos cabelos

Antes de explicarmos sobre a forma de aplicação do vinagre de maçã nos cabelos, é preciso compreender sobre a importância do pH do cabelo e do couro cabeludo. Cabelos e couro cabeludo saudáveis devem ter o pH em torno de 4,5 a 5,5. Dentro de uma escala de pH, que vai de 0 a 14, um pH 7 é considerado neutro. Abaixo disso é ácido e acima é básico (ou alcalino). Portanto, nossos cabelos e couro cabeludo, são considerados ácidos.

Estudos científicos mostram que cabelos com pH superior a este valor tendem a apresentar mais danos, tornando-se mais ressecados, quebradiços e com frizz.

Como o pH da água é neutro, ou seja, próximo de 7 e a maioria dos xampus são alcalinos, o simples fato de lavar os cabelos provoca uma alteração no pH. Isso significa que o pH do seu cabelo pode chegar a 6 e, quando ocorre esta mudança, as cutículas capilares se abrem, deixando o cabelo mais áspero e sem brilho, propenso ao frizz.

É aí que entra o vinagre de maçã: por ter um pH em torno de 2,88 (portanto, ácido) ele é capaz de fechar a cutícula capilar, contribuindo na preservação da cor e da hidratação.

Como usar o vinagre de maçã nos cabelos?

Ao utilizar um vinagre de maçã, seja para aplicar na pele ou nos cabelos, dê preferência ao produto orgânico. Sendo assim, misture meia colher (sopa) de vinagre de maçã para cada xícara de água fria. É importante fazer a mistura e aplicar no dia que for lavar os cabelos.

Coloque o produto em uma bisnaga de plástico ou frasco de shampoo vazio, para facilitar a aplicação e, após a lavagem com shampoo e condicionador, distribua a mistura em todo o cabelo, inclusive o couro cabeludo. Massageie e deixe agir por, pelo menos, cinco minutos. Para retirar, faça da mesma forma que você faz com um shampoo: comece do couro cabeludo para as pontas.

É comum exagerar nos tratamentos de beleza caseira, principalmente quando funcionam bem. No entanto, lembre-se que o equilíbrio é a chave para tudo na vida. Se notar que o seu cabelo está ficando muito ressecado, é sinal de que você deve reduzir a frequência do tratamento com o vinagre de maçã.

Categorias