Por que investir no mercado de beleza masculina?

O número de homens que cuidam da aparência cresce a cada ano.

A pandemia nos fez refletir sobre o autocuidado, que abrange o bem-estar da nossa saúde mental, física e também a questão estética. Muito se tem divulgado nas redes sobre a importância de uma boa alimentação e da importância dos exercícios físicos voltados não somente para a beleza, mas para a mente.

O ramo da beleza é um dos que mais cresce atualmente e na maioria das vezes é sempre voltado às mulheres. Mas se engana quem pensa que apenas as mulheres se preocupam com isso. Os homens têm se mostrado mais preocupados com a sua aparência, principalmente porque os ambientes de trabalho ou de convivência já consideram que cuidados com a aparência são essenciais – e a falta deles pode trazer problemas.

Vale a pena?

Segundo o SEBRAE, nos últimos 5 anos, o segmento masculino de beleza praticamente dobrou e o faturamento de cosméticos direcionados aos homens cresceu 30%. O Brasil responde por 13% do mercado global de cosméticos para homens, e eles já representam um terço dos clientes das clínicas de estética no Brasil.

Em uma pesquisa realizada pelo Euromonitor, o Brasil recebeu um crescimento expressivo de investimentos em beleza masculina: cerca de 70% entre os anos de 2012 e 2017, que correspondem a um lucro de quase R$ 20 bilhões.

Em uma pesquisa da Comestology, feita pelo Grupo Croma, os cosméticos para barba correspondem a 40% das buscas por produtos de beleza masculina, ficando atrás apenas de categorias como perfumes, xampus e condicionadores. O estudo ainda aponta que o interesse por produtos de beleza aumentou 39% entre 2017 e 2020.

Esses dados refletem a procura cada vez maior do público por cuidados que antes eram deixados de lado, seja por julgamentos por ser muito vaidoso ou por falta de interesse.

O que meu salão precisa para atender o público masculino?

Os homens são considerados mais práticos que as mulheres, por isso quando se fala em atendimento, os homens não pretendem gastar muito tempo dentro do salão.

Geralmente, quando um homem procura um salão especializado em beleza masculina, é porque ele não quer cortes simples e clássicos que ele teria em qualquer barbearia do bairro.

É necessário que sua equipe seja composta por profissionais qualificados para cuidar de cada especialidade, por exemplo, de modelos de barba, que hoje em dia está em alta. É importante que eles dominem técnicas para cuidar de fios mais longos, tinturas, cortes com tesouras e máquinas, cortes repicados e com franjas. Os profissionais podem ser tanto homens quanto mulheres e costumam ser especializados em cortes ousados, usam de tinturas, e outros procedimentos como botox, por exemplo.

É muito importante transformar o ambiente do salão masculino em um ponto de encontro, pois os homens gostam de ser bem-vindos e familiares. Muitas vezes enquanto aguardam a sua vez, eles optam por ver um filme ou até mesmo tomar uma bebida e conversar. Pensando nisso, é legal ter um frigobar com bebidinhas para servir durante a permanência do seu cliente e revistas para que possam se distrair enquanto esperam.

Além da parte de barba, cabelo e bigode, o público masculino também se preocupa com o cuidado com o corpo, mãos e pés. E nada como ter tudo isso no mesmo local, não é mesmo? Invista em manicure e pedicure, massagens, podologia e depilação.

É interessante montar um espaço com produtos diversificados de beleza masculina, assim trazendo para eles todas as opções de cremes, perfumes, gel, shampoos, máscaras de hidratação, pomadas para barbas. Vale ressaltar que para o melhor cuidado com a barba, a pele e os cabelos, eles serão benéficos aos produtos para o lar. Aqueles que podem ser usados ​​em casa até que possam retornar ao salão para manutenção.

A beleza masculina está em alta. Por isso, é importante investir em ações no seu salão que conquistem esse novo público.

Fontes: Money Times | Você S/A | Attualize

Categorias