(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Por ciclos menstruais mais sustentáveis

A menstruação é um processo natural. Até aí, tudo certo. O problema é que os produtos descartáveis ​​usados ​​durante este período têm um impacto duradouro e prejudicial ao meio ambiente.

Está mais do que na hora de começarmos a trabalhar por um mundo onde todas as mulheres tenham acesso a produtos de higiene menstrual sustentáveis.

Vermelho, vermelhaço, vermelhusco, vermelhante, vermelhão

Cerca de 1,8 bilhão de pessoas ao redor do mundo menstruam. Só no Brasil são 30 milhões. Uma mulher utiliza aproximadamente 11.000 absorventes descartáveis ​​ao longo da vida. Somente nos EUA, 12 bilhões de absorventes e 7 milhões de absorventes internos poluem aterros sanitários anualmente. Apenas no nosso país são descartadas 12.000 toneladas de absorventes todos os meses. Nem é necessário fazer muita conta para perceber a quantidade substancial de resíduos que vão parar nos aterros diariamente.

E tem mais!

Em primeiro lugar, temos a extração da matéria-prima, que envolve a produção de algodão, considerado uma das safras mais sedentas do mundo: seis litros de água para apenas um pequeno botão). Isso sem contar que a maioria dos produtores utiliza pesticidas e inseticidas.

Em segundo lugar, os absorventes contêm plástico de polietileno, que é um poluente ao meio ambiente e a maioria deles contém mais de 2 mil produtos químicos, como dioxina e cloro. Ao serem absorvidos pela terra, poluem as águas subterrâneas.

O valor de um ano de produtos descartáveis ​​por mês deixa uma pegada de carbono de 5,3 kg de CO2. Absorventes plásticos levam de 500 a 800 anos para se decompor – literalmente séculos a mais do que a vida da pessoa que os utilizou.

É, realmente, vale considerar a mudança para produto de época mais ecológico, em prol do meio ambiente e é aqui que entram os produtos menstruais ecológicos. Além de serem mais seguros, mais higiênicos, sustentáveis ​​e reutilizáveis, também oferecem mais conforto e, em última análise, economizam o custo total do gerenciamento da menstruação – um único absorvente de pano pode durar até três anos. Um só coletor menstrual, por exemplo, tem uma vida útil de até 10 anos.

O que é menstruação verde?

Menstruação verde nada mais é do que o hábito de usar esses produtos ecológicos e biodegradáveis, como coletores menstruais, absorventes de tecido e calcinhas absorventes.

Coletores menstruais são feitos de silicone, um ingrediente muito verde. O material é derivado da sílica, um tipo de areia, e à medida que se degrada, vai lentamente voltando ao seu estado original; o segundo mineral mais abundante na crosta terrestre e que não é prejudicial ao meio ambiente.

Produtos de tecido são mais adequados para a saúde vaginal porque o uso deles diminui a incidência de erupções cutâneas, infecções e outros desconfortos causados pelos componentes químicos presentes nos absorventes tradicionais. Mas se você continua comprometida com os descartáveis, a melhor opção é usar produtos orgânicos.

O que pode ser feito?

O conceito de menstruação verde ainda é novo para a sociedade. O tema em si ainda é repleto de mitos e tabus em quase todas as culturas. Por isso, a educação adequada sobre higiene menstrual é fundamental para que esses conceitos sejam cada vez mais normalizados entre as pessoas, criando ambientes positivos envolvendo não apenas meninas, mas também meninos desde o início.

Mudar para produtos ecológicos pode parecer caro no início, mas com itens reutilizáveis, por exemplo, você está fazendo um investimento que irá reduzir o custo desses períodos ao longo do tempo. De toda forma, eles precisam ser mais acessíveis para todas as mulheres.

E, com tantas opções disponíveis, é cada vez mais fácil diminuir o impacto ambiental e, ao mesmo tempo, cuidar do corpo. Considere experimentar algo novo – você pode se surpreender com o conforto e a conveniência.

Fontes: Menstrual Hygiene Day | The Oxford Student

Categorias