Os perigos do banho quente para o seu cabelo e para o meio ambiente

O frio chegou e a vontade de tomar aquele banho quente e demorado veio junto com ele.

Depois de um dia intenso de trabalho, tudo o que a gente quer é abrir o chuveiro e tomar um banho quente, daqueles bem prolongados. Isso é sinônimo de relax, ainda mais no inverno, né? Mas você já parou para pensar se a exposição à água dessa forma, que faz um bem danado pra gente, também é boa para o cabelo e, principalmente, para o meio ambiente? (sim, afinal, quanto mais tempo embaixo do chuveiro, maior o consumo de água e energia elétrica – ou gás).

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o cabelo exige hidratação mais frequente durante o inverno, pois a água quente pode deixar os fios ressecados e quebradiços. A alta temperatura tem um outro efeito: estimula o aumento da oleosidade no couro cabeludo, causando ou piorando quadros de dermatite seborreica, o que pode resultar no aumento da queda de cabelo.

Um banho morno de 15 minutos, consome, em média, 135 litros de água se você morar em casa e 243 litros de água se morar em apartamento. Durante o inverno, nossos banhos são mais quentes e demorados, ou seja, consumimos mais água, energia elétrica ou gás. E tudo isso acaba sendo sinônimo de desperdício – e, hoje em dia, de dinheiro também.

Relax 360º: como melhorar a situação

Para evitar caspas, desbotamento mais rápido de tinturas, cachos sem forma e madeixas oleosas, opacas e quebradiças, opte por duchas rápidas com água morna. Também é recomendado fechar o chuveiro enquanto se ensaboa.

Deixe o banho só para a sua higiene e escolha outras formas de relaxar. Que tal uma meditação? Ou uma boa série e um bom livro? E reunir a família para um jantar gostoso e saudável? Já pensou em uma sessão caseira de skincare? Assim, você continua investindo no seu bem-estar sem deixar de preservar a saúde do seu cabelo, do seu bolso e, claro, do meio ambiente também!

Dica: não é só dos cabelos que devemos cuidar durante o inverno. Confira aqui os cuidados que você deve ter com a sua pele também nos dias frios.

Fontes: Sociedade Brasileira de Dermatologia | Vix | Sabesp

Categorias