(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

O que é beleza sustentável?

Pensada a partir de uma abordagem ecológica, a beleza sustentável é a filosofia ecologicamente correta mais necessária que as marcas já decidiram seguir.

Devido à crescente preocupação com as questões ambientais, a beleza consciente é um dos muitos apelos que prevalecem atualmente para fazer uma mudança oportuna para o planeta. Levando em conta o impacto gerado pela indústria e seus milhões de consumidores, cada vez mais marcas decidem dar um passo decisivo em direção a práticas ecologicamente corretas, desenvolvendo modelos de produção e ofertas de beleza mais sustentáveis.

Mas afinal, o que é beleza sustentável?

É uma filosofia de cuidado pessoal e higiene pautada por uma abordagem ecológica, que tem como principal objetivo o cuidado com o meio ambiente. Ela também nos fala sobre como nos tornarmos mais atentos aos produtos e rotinas de beleza que usamos, a fim de reverter e mitigar nosso impacto diário.

Esse movimento questiona o desenvolvimento de produtos e práticas cosméticas cada vez mais éticas, não só ao nível das suas fórmulas em si, mas também quanto aos processos de produção, distribuição e embalagem.

Como reconhecer um produto de beleza sustentável?

Embora existam muitos produtos que parecem se enquadrar no conceito para serem considerados como tal, suas fórmulas devem ser feitas com ingredientes naturais, sob processos que respeitem o meio ambiente e sejam isentos de crueldade animal. Além disso, devem prescindir de preferência sem acondicionamento ou, se necessário, confeccionados com materiais recicláveis ​​ou totalmente biodegradáveis.

Como conseguir uma rotina de beleza sustentável?

Aprenda a ler e interpretar os rótulos de cada produto que você utiliza e adquira o hábito de prestar atenção neles antes de comprar. Isso vai ajudar a distinguir entre fórmulas naturais e orgânicas, sem silicones, parabenos, cores artificiais, entre outras substâncias nocivas à pele e ao meio ambiente. E mais:

Escolha cada produto com cuidado

Idealmente, você deve se concentrar em escolher apenas os produtos de que realmente precisa, considerando seu tipo e condição de pele. Você ficará surpreso ao perceber que realmente só precisa de uma rotina de cuidados minimalista, o que muito contribuirá para a sua pessoa e o impacto no meio ambiente.

Prefira produtos sem resíduos e em embalagens recicláveis

O ideal é escolher marcas que priorizem produtos sólidos, que realmente não precisam de embalagens e que sejam livres de microplásticos. Porém, também funcionam aqueles cujas embalagens são feitas com materiais recicláveis, reutilizáveis, biodegradáveis ​​ou mesmo que possam ser reabastecidos.

Opte por marcas sem crueldade

Antes de dizer sim à sua marca preferida, certifique-se de que são produtos não testados em animais e cujos ingredientes não são derivados deles. Lembre-se de que você pode distingui-los, já que possuem o selo oficial de cruelty free, que endossa seu compromisso com essa causa.

Legenda: ícones utilizados no mercado

Pesquise cada marca

Desde os processos de produção e obtenção de matérias-primas, ao modo como tratam os resíduos e até às condições de trabalho dos seus trabalhadores. Quanto maior a responsabilidade socioambiental, menos impacto negativo sua rotina de beleza terá no planeta.

A beleza sustentável surge como uma resposta ao impacto ambiental causado pelos produtos que utilizamos diariamente e seus resíduos. É a solução mais necessária para dar um passo em direção a um futuro mais ecologicamente correto. Acredite, parece que não, mas esses detalhes contribuem muito para práticas cada vez mais conscientes.

Categorias