O poder do sal

Depois de um dia cheio, não há nada melhor do que chegar em casa e tomar um bom banho para relaxar. E por que não incluir os sais neste momento tão especial?

Fernanda Correia

Desde os tempos mais remotos o sal é utilizado como relaxante muscular, esfoliante da pele, desintoxicante e estimulante corporal. E não é preciso ter uma banheira para incluir os sais de banho no seu momento relax. Existem formas de utiliza-lo no chuveiro e também em escalda-pés, que são simples e com um resultado incrível.

Banho com sal pode ser desintoxicante

O sal pode ser utilizado como um poderoso desintoxicante, principalmente o sal de Epsom (também conhecido como sal amargo ou sulfato de magnésio). Este ingrediente funciona como um detox, pois o magnésio, ao ser absorvido pela pele, auxilia para a remoção de toxinas do corpo. Um estudo realizado em 2004 pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra, analisou a absorção do sulfato de magnésio em 19 participantes. Do total, 17 pessoas tiveram os níveis de magnésio no sangue elevados, após um banho de imersão com o sal de Epsom.

Para fazer um banho de imersão com sal de Epsom, basta colocar duas xícaras deste sal em uma banheira com água morna e permanecer neste banho por, pelo menos, 12 minutos. Se preferir, adicione óleos essenciais que ajudam a relaxar (como camomila, jasmim ou lavanda).

Escalda pés relaxante

Para quem prefere uma solução mais rápida, o escalda-pés é uma boa! Esta prática tem o poder de acalmar o corpo e a mente, principalmente quando aliado ao sal de banho. Para isso, basta colocar de dois a três litros de água quente em uma bacia e acrescentar meia xícara de sal rosa ou sal marinho, algumas gotas de óleo essencial ou ervas de sua preferência. Mas atenção: o escalda-pés é contraindicado para hipertensos, pessoas com trombose e com problemas circulatórios. Diabéticos também devem tomar cuidado, pois podem não perceber a temperatura da água – já que algumas pessoas podem ter a sensibilidade dos pés reduzida – e se queimar.

Usando o sal de banho no chuveiro

Os benefícios dos sais não estão restritos apenas para quem tem uma banheira em casa, sendo possível utilizá-los também no chuveiro. Para isso, basta colocar o sal de sua preferência na parte interna de uma bucha vegetal, ou em uma trouxinha de tecido, e esfregar pelo corpo. Você pode ainda misturar o sal em um hidratante ou óleo corporal e passar pelo corpo em movimentos circulares, promovendo a esfoliação. Depois é só enxaguar e tomar o seu banho normalmente.

Como fazer o sal de banho?

Os sais industrializados podem não fazer tão bem ao corpo e ao meio ambiente, por conta de alguns ingredientes nocivos que podem ser encontrados em sua fórmula, como o lauril sulfato de sódio, uma substância prejudicial aos organismos aquáticos.

Mas você pode fazer o seu próprio sal ecológico, que é muito simples:

Escolha um sal de sua preferência

pode ser o sal o sal grosso (aquele comum, de churrasco) ou refinado, o sal de Epsom, o sal rosa ou o sal marinho. Coloque-o em um recipiente ou em um saco plástico e reserve.

Adicione uma fragrância

os óleos essenciais são ótimos para isso e, além de perfumar, você pode aproveitar as propriedades terapêuticas desses ingredientes, escolhendo o aroma que mais lhe agrada. O óleo de lavanda ajuda a relaxar, reduzindo a ansiedade e a insônia; o óleo de hortelã, reduz a fadiga; o óleo de canela melhora a concentração. Para 1 kg de sal coloque cerca de 30 gotas.

Ervas também dão um toque especial

você também pode aproveitar os benefícios das ervas e acrescentá-las nos seus sais. Neste caso utilize as secas ou desidratadas, que podem ser lavanda, alecrim, erva-doce, camomila, arruda, eucalipto etc.

Dê uma cor ao seu sal de banho

você pode contar com ingredientes naturais para dar uma cor especial aos seus sais de banho. Se quiser um tom de verde ou azul coloque um pouco de spirulina em pó (que é um poderoso suplemento alimentar). Se quiser um tom de amarelo, use a cúrcuma. O vermelho você consegue com o pó de urucum. O café também é um bom recurso pois, além de colorir, ele ativa a circulação e é muito usado para amenizar a aparência das celulites. Vá adicionando até chegar na cor desejada.

Misture os ingredientes escolhidos (se for uma tigela use uma colher, no saco basta agitar) e coloque em frascos limpos, bem secos e com tampa. Você pode guardar essa mistura por até seis meses e usar sempre que sentir necessidade.

Categorias