(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Novo estudo mostra porque algumas pessoas são alérgicas à maquiagem

Já aconteceu de você comprar uma maquiagem nova e ao aplicá-la sobre a pele iniciar uma reação alérgica? É realmente muito frustrante quando isso acontece, mas a ciência está buscando respostas para este problema.

Um estudo publicado na revista Science Immunology mostra que pode haver uma explicação científica para o motivo de algumas pessoas desenvolverem coceira e vermelhidão ao utilizar certos produtos cosméticos ou maquiagens. A boa notícia é que existem maneiras de evitar isso.

O que é bom para um pode não ser para outro

A indústria da beleza oferece uma gama imensa de produtos, com os mais variados ingredientes, e algumas formulações podem ser perfeitas para algumas pessoas, mas extremamente irritantes para outras. E por que isso acontece? O que define isso é o tipo de microbioma da pele e a resposta imunológica de cada um.

Quando aplicamos algo sobre a pele, o nosso sistema imunológico pode reconhecer as substâncias químicas deste produto como um antígeno estranho ao corpo e as nossas células T avaliam essas substâncias como uma ameaça e começam a trabalhar para expulsá-las, manifestando, assim, a inflamação ou uma dermatite de contato.

Mas, na maioria das vezes, as células T não reconhecem pequenas substâncias químicas como uma ameaça. E é por isso que os cientistas ficam tão intrigados com as reações alérgicas desses produtos.

A resposta está em uma molécula

Quando os pesquisadores testaram células humanas em cultura de tecidos, descobriram que algumas substâncias químicas comuns, conhecidas por provocar alergia, se ligavam a uma determinada molécula em nossas células da pele, chamada CD1a, tornando-as visíveis para as células T do sistema imunológico.

Esses produtos químicos não apenas se ligavam às moléculas de CD1a, mas também expulsavam os lipídios formados naturalmente nas células. Por isso, os cientistas acreditam que a falta desses lipídios naturais é que fazem com que o sistema imunológico seja capaz de reconhecer as moléculas das células pele como uma ameaça.

Eles identificaram vários produtos químicos minúsculos capazes de se ligar a essas moléculas e dois deles eram o bálsamo do Peru e o farnesol, dois produtos naturais comumente encontrados em itens de cuidados pessoais cotidianos, como cremes e perfumes.

Como se prevenir?

A única maneira de evitar uma reação alérgica a um cosmético ou uma maquiagem é evitar o seu uso. Embora existam cremes e pomadas que ajudem a aliviar as erupções cutâneas, a solução mais plausível ainda é evitar produtos que possam provocar uma resposta inflamatória.

Mas o que este novo estudo indica é que talvez seja possível evitar as reações alérgicas com a utilização de lipídios na pele, para substituir aqueles que foram retirados pelos compostos químicos. Para os cientistas, esta pode ser a solução para impedir que as moléculas desencadeiem a resposta imune.

Ainda são necessárias muitas pesquisas, mas certamente este estudo abre caminho para outras possibilidades, até que sejam encontradas soluções definitivas para pessoas alérgicas e com pele sensível.

Categorias