Meu Cabelo Natural adere ao Programa Beleza Verde

Com o trabalho voltado aos cuidados naturais e à sustentabilidade, a loja Meu Cabelo Natural é a mais nova integrante do Programa Beleza Verde, que alia os serviços prestados na área à preservação ambiental.

O espaço, instalado no bairro Santa Cecília, na capital paulista, foca na beleza dos cabelos cacheados, com a utilização de ingredientes naturais. A empresa é a primeira do Brasil especializada em produtos sem agentes de limpeza agressivos e isentos de derivados de petróleo (indicados para as técnicas No e Low Poo, criadas para definição e hidratação de cachos).

Os resíduos gerados após a prestação do serviço e que precisam ser descartados, como embalagens plásticas, por exemplo, são encaminhados para a reciclagem, por meio do Programa Beleza Verde, garantindo a preservação do meio ambiente. A ação, desenvolvida pela Dinâmica Ambiental, empresa especialista em logística reversa e gestão de resíduos, atua para o fortalecimento da economia circular, que incorpora a forma integrada aspectos sociais, econômicos e ambientais.

“Os espaços de beleza são também responsáveis por uma carga enorme de resíduos resultantes dos serviços que prestam. Escolher produtos mais sustentáveis para realizar o trabalho e repensar as práticas internas são indispensáveis para minimizar os problemas ambientais”, fala a proprietária do Meu Cabelo Natural, Carla Carvalho.

Aprimoramento

Carla conta que o Programa Beleza Verde vai auxiliar no aprimoramento de ações sustentáveis que já vinham sendo desenvolvidas pelo Meu Cabelo Natural. “Tem nos ajudado muito a conhecer os materiais, separá-los e pensar em nossos resíduos”, diz.

O engajamento da loja com a sustentabilidade acaba estimulando toda a equipe a ser multiplicadora da conscientização ambiental. “Isto se replica para a nossa vida fora da empresa. As pessoas que trabalham conosco estão se conectando ainda mais não só com os cosméticos naturais, como com a geração de resíduos e a vida saudável de maneira integral”, relata Carla.

Uma ação desenvolvida pela Meu Cabelo Natural é o espaço para troca de cosméticos para cabelo. Funciona da seguinte forma: se após a compra de um produto, o resultado na primeira aplicação não foi o esperado, é possível levar o item até a loja e trocá-lo por outro no espaço de trocas, sem custo. Isso evita que o cosmético seja descartado, combatendo o desperdício e problemas ambientais que podem ser causados, caso o descarte seja feito inadequadamente.

A troca vale para cosméticos capilares possíveis de serem utilizados nas técnicas No e Low Poo e itens naturais para a pele. O produto passa por uma avaliação e, depois, recebe um selo para a troca. A pessoa pode trocar o item por outros produtos com o mesmo selo.

Para a troca, só não são aceitos produtos que já existam no espaço, que estejam quase no fim ou que não sejam adequados para as técnicas de No e Low Poo.

A atuação voltada à beleza natural, somada ao conjunto de ações sustentáveis, faz do Meu Cabelo Natural um espaço múltiplo, que integra pessoas, oferece oportunidades de compartilhamento, além de difundir a consciência ecológica.

Acessibilidade

Cada vez mais necessária para garantir um mundo melhor às futuras gerações, a universalização da sustentabilidade esbarra em um desafio: se tornar mais acessível, uma vez que produtos de origem orgânica costumam ter preço elevado. Diante disso, Carla frisa que popularizar a beleza natural e sustentável é fator indispensável. “Nós acreditamos que o social não está desvinculado do sustentável. Enxergamos este caminho natural como patrimônio humano. Portanto, ele deve ser popular e acessível”, pontua.

A Meu Cabelo Natural se compromete com essa questão desde a sua idealização. “Surgiu para atender uma demanda dos clientes que frequentam o espaço, abraçando ainda mais aquelas pessoas que nos procuravam com problemas com o cabelo, criando um novo espaço para fortalecimento e apoio a estas pessoas que gostariam de retornar ao cabelo sem químicas de alisamento. Ao mesmo tempo, estes conceitos precisavam associar a ideia do tratamento natural e fresco, a preços mais justos. Assim foi feito”, lembra.

Com uma equipe de aromaterapeutas, cosmetólogos naturais e terapeutas capilares, a proprietária do Meu Cabelo Natural explica que foi possível não só a utilização de ingredientes naturais, como adaptar os tratamentos para cada tipo de cabelo e a necessidade de cada pessoa. “A ideia sempre foi conectar as pessoas àquele conhecimento ancestral de manipulação de ervas, esquecido pela facilidade da indústria e do produto pronto, que gera aquele consumismo desenfreado que nós conhecemos”, conta.

Para trazer cada vez mais pessoas a partilharem dessa ideia, é preciso aproximá-las não só com informações sobre a importância da sustentabilidade, mas também do acesso para praticá-la. “Do que adianta falar em sustentabilidade se a maioria da população está longe dela, se não dá oportunidade para que as pessoas se aproximem, conheçam e vivenciem? É só assim que, de fato, a mágica acontece”, conclui Carla.

Categorias