(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Low Carb: como essa estratégia pode contribuir para a saúde e para a perda de peso?

Low Carb, como o nome diz, significa “baixo carboidrato”. Esse termo virou sinônimo de uma estratégia alimentar adotada por muitas pessoas ao redor do mundo, devido a sua eficácia e aos inúmeros benefícios que a restrição de carboidrato com aumento da ingesta de proteínas pode proporcionar.

A dieta Low Carb traz inúmeros benefícios, como manter os picos de insulina estáveis e corrigir a resistência insulínica – que é o motivo de muitas pessoas estarem adquirindo a Diabetes tipo 2, por exemplo.

O Ciclo Vicioso

Uma dieta com excesso de carboidratos pode ser a razão da falta de energia, cansaço e desânimo. O curioso é que esta queda de disposição começa logo após o café da manhã, explica a Dra. Bruna Marisa, médica pós graduada em endocrinologia, membro da SBEM e especialista em emagrecimento e praticante do Estilo Low Carb. “Isso acontece porque o café da manhã da maioria das pessoas é composto por pães, cereais e sucos, ou seja: açúcar e carboidrato”. De acordo com Bruna, dietas ricas em carboidrato forçam o aumento da produção de insulina, que não se estabiliza, e “pede” mais açúcar ao cérebro, fazendo com que a pessoa tenha uma dieta rica em carboidratos.

Benefícios

Quando se adota uma dieta com poucos carboidratos, mas rica em proteínas magras e com pequenas quantidades de gorduras saudáveis, a tendência é que a disposição volte.

Por ser uma dieta que ajuda a reduzir a quantidade de açúcar na corrente sanguínea, a diabetes se mantém estável. Além disso, de acordo com a médica, “a resistência insulínica acaba, o refluxo cessa, os níveis de colesterol se estabilizam, enfim, a vida da pessoa passa a funcionar de maneira correta e obviamente o consumo de remédios cai drasticamente”.

O que comer?

Geralmente, uma dieta pobre em carboidratos concentra-se em proteínas, incluindo carnes magras, aves, peixes, ovos, e alguns vegetais sem amido. A dieta Low Carb também pode excluir ou limitar a maioria dos grãos, legumes, frutas, pães, doces, massas e, em certos casos, nozes e sementes. Alguns planos permitem pequenas quantidades de certas frutas, vegetais e grãos inteiros. Por este motivo é fundamental buscar uma ajuda profissional antes de iniciar um plano alimentar como este.

Cuidados antes de começar

Cortar os carboidratos abruptamente pode fazer você se sentir mal. Por isso, é melhor ir devagar, começando pelos açúcares, grãos refinados, alimentos processados ​​e fast food –  antes de se preocupar com os carboidratos das frutas e vegetais.

Alimentos integrais são carboidratos que você não deve eliminar no início, a menos que faça a dieta com acompanhamento de um especialista.

A dieta Low Carb é contraindicada para crianças e gestantes. Idosos só podem fazer com acompanhamento médico e nutricional minucioso.

Apesar de os diabéticos se beneficiarem muito com essa dieta, antes de iniciá-la, o paciente deve passar por uma consulta com um endocrinologista, para ajustes de medicações orais e insulina.

Categorias