(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Jovens criam máquina capaz de transformar lixo plástico em cases para celular

Quem imaginaria que de um simples projeto de escola, uma máquina, de certa forma revolucionária, poderia ser criada? Foi exatamente isso o que aconteceu com cinco alunos italianos do ensino médio (Marco Tomasello, Daniele Caputo, Vicenzo Virruso, Vittorio Maggiore e Toni Taormina) que, com a ajuda da professora Daniela Russo, apresentaram um projeto muito interessante para o futuro da relação do planeta com a reciclagem de plástico.

Trata-se do “My ProMotion”, nome dado à invenção, um equipamento que se aproveita de lixo plástico para criação de capinhas de celular. De acordo com os estudantes, o processo feito pela impressora 3D é muito simples: o material plástico é depositado em um reservatório, onde a máquina os transforma em pequenas placas para, em seguida, derretê-los e só então ganhar a forma de cases personalizados de celular.

O que chama ainda mais atenção do My ProMotion é a maneira como a máquina realiza sua operação, deixando o material visível ao público durante toda transformação, tornando o processo muito mais interativo. Prova do sucesso do projeto é que a equipe conquistou recentemente uma importante premiação italiana ligada ao impacto social.

O protótipo do projeto já está funcionando, mas ainda aguarda o interesse de um grande patrocinador para aumentar o número de unidades do My ProMotion. Também desta forma, os jovens desenvolvedores acreditam que novos projetos sustentáveis possam ser criados e o reaproveitamento de materiais recicláveis possa ser estimulado.

Categorias