Já ouviu falar do óleo de néroli? Entenda os benefícios que ele pode trazer para a sua beleza

As flores da laranjeira são popularmente conhecidas como néroli e fornecem um óleo essencial com grandes benefícios para a pele, o cabelo e a saúde em geral.

O óleo essencial de néroli, destaca-se por seu aroma delicado, floral e muito peculiar. Além disso, possui propriedades antimicrobianas, antifúngicas e anti-inflamatórias, que podem ser benéficas quando aplicadas topicamente. Inalar este perfume pode ainda ser útil para aliviar o estresse, a ansiedade e até os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) e da menopausa.

A seguir, nós vamos conferir alguns benefícios desse óleo na beleza:

1. Pode reduzir a acne

Embora mais pesquisas sejam necessárias, um estudo de laboratório de 2012 publicado no Pakistan Journal of Biological Sciences, analisou a composição química do óleo de néroli.

O estudo descobriu que por causa do limoneno e outras substâncias, o óleo essencial mostrou-se eficaz no combate de bactérias, leveduras e fungos, por isso, é indicado para reduzir a acne.

2. Redução da coceira e da descamação

Graças às suas propriedades antimicrobianas e antifúngicas, o néroli pode ser também utilizado para reduzir coceiras e a descamação no couro cabeludo. Para isso, basta adicionar algumas gotas do óleo em um creme sem enxágue e aplicar.

3. Potencial hidratante

O óleo essencial de néroli possui grande capacidade de hidratação, podendo ainda suavizar, repor e segurar a umidade da pele. Ao ser aplicado topicamente (misturado ao seu creme preferido), este óleo de laranja fornecerá uma barreira protetora, garantindo à sua pele a umidade

necessária durante todo o dia.

4. Acalmar a ansiedade e reduz o estresse

O óleo de Neroli, quando usado como aromaterapia, tem um grande efeito calmante. Em um estudo de 2008, publicado no Journal of Complementary Medicine, os pesquisadores descobriram que os esquilos-da-mongólia reduziram a ansiedade ao realizar tarefas após a inalação do néroli.

Outro estudo em humanos, descobriu que cheirar uma mistura de néroli, lavanda e ylang-ylang reduziu a pressão arterial em um pequeno grupo de indivíduos com hipertensão.

Embora mais pesquisas sejam necessárias para saber como o óleo de néroli pode ser usado para ajudar a interromper os sinais de dor e processos inflamatórios, os pesquisadores descobriram por meio de um estudo com animais publicado no Journal of Natural Medicine que o ingrediente apresenta também esses benefícios.

Atenção: Apesar de ser um produto natural, não é recomendado utilizar o óleo puro sobre a pele e nem usá-lo em exposição ao sol. O ideal é sempre utilizá-lo junto de um creme, óleo de coco ou manteiga de karitê.

Além disso, é sempre indicado fazer um teste antes de usá-lo, aplicando umas gotinhas em uma pequena área do braço, para saber se você tem alergia.

Categorias