Glicerina é realmente boa para a pele?

Eis aí um ingrediente chave para uma pele hidratada.

Quando se trata de cuidados com a pele, a gente já pensa na hora em ácido hialurônico, retinol e outros ingredientes considerados heróis da pele bonita. Mas há diversos outros que dão aquele up na saúde da face e a glicerina é um deles.

Também conhecida como glicerol, a glicerina é um composto natural derivado de óleos vegetais, incolor e inodoro. Por ser um tipo de agente hidratante que puxa a água dos níveis mais profundos da pele para a camada externa, é um dos ingredientes mais utilizados em cosméticos.

De acordo com a American Academy of Dermatology Association, a glicerina pode também acelerar os processos de cicatrização de feridas e até ajudar no combate à psoríase. No entanto, por sua própria característica, é sempre mais indicado usar produtos que tenham glicerina como ingrediente em vez de usá-la pura. E, embora não pareça haver muitos efeitos colaterais relatados, até por estarmos falando de um produto natural, é sempre bom lembrar que existe o potencial para uma reação alérgica. Por isso, é sempre importante fazer um teste antes de usar qualquer produto que contenha glicerina e, se notar vermelhidão, coceira ou erupção cutânea, interrompa o uso imediatamente e procure orientação médica.

Benefícios do sabonete de glicerina

Ao contrário de muitos sabonetes, o de glicerina pura é totalmente natural. Não contém álcool, fragrâncias ou outros ingredientes químicos que possam irritar a pele. Ou seja, além de vegano, é uma ótima opção para pessoas com pele sensível.

Além disso, os óleos naturais da sua pele são frequentemente removidos durante o banho. A glicerina pode ajudar a bloquear a umidade natural da pele e evitar o ressecamento excessivo. Isso pode ser especialmente benéfico para quem sofre com problemas de acne, psoríase e rosácea. E, como a glicerina, não é gordurosa, ela acaba sendo uma boa escolha para quem tem pele oleosa ou mista.

A glicerina também pode ter benefícios ligados ao antienvelhecimento. De acordo com um estudo relatado no Science Daily, o ingrediente pode ajudar a uniformizar o tom e a textura da pele, ajudando a reduzir a aparência de linhas finas e outras manchas superficiais.

Se você der uma olhada em seus produtos de beleza, provavelmente descobrirá que pelo menos alguns deles incluem esse poderoso ingrediente. E agora você já conhece os benefícios da glicerina, sabe que pode ser uma boa ideia continuar apostando em produtos que a contenham em suas formulações! E, em casos de dúvidas, não deixe de conversar com um médico da sua confiança.

Fontes: Healthline | Today | Dicas de Mulher

Categorias