Fazendo o gerenciamento de resíduos nos estabelecimentos de beleza

Se você é proprietário ou responsável por algum estabelecimento ligado à beleza, como salões e barbearias, então deve saber que a preocupação quanto ao gerenciamento de resíduos nesses espaços deve fazer parte do seu dia a dia de trabalho.

Ter um bom plano de gerenciamento de resíduos é importante para que o seu estabelecimento seja visto como inovador, responsável, ético e transparente.

Os resíduos são classificados de acordo com as resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), que são os órgãos responsáveis por orientar e definir as regras para garantir a sustentabilidade. Conheça quais são eles.

Resíduos biológicos, que podem apresentar riscos de infecção, pois há a presença de vírus, bactérias e fungos. São eles lixas, algodão, cabelos, luvas, gazes e ceras.

Resíduos químicos, que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, pois têm características de corrosividade, toxicidade, reatividade e inflamabilidade. Aqui, destacamos as embalagens de esmaltes e acetona, creme e óleos essenciais, dentre outros.

Resíduos comuns, que não são específicos de salões e barbearias, mas são muito comuns nesses ambientes, como papel de uso sanitário, absorventes higiênicos, sobras de alimentos, resíduos de flores, copos descartáveis, frascos de produtos com shampoo, condicionadores e hidratantes, etc.

Materiais perfurocortantes ou escarificantes, como lâminas de barbear, agulhas, ampolas de vidro, tubos capilares, micropipetas, lâminas, lamínulas e espátulas.

Todos os resíduos precisam ter uma destinação ambiental adequada, pois podem prejudicar a natureza. Portanto, é obrigatório ter um plano alinhado com as exigências dos órgãos sanitários.

O Programa Beleza Verde pode te ajudar!

A Dinâmica Ambiental, empresa criadora do Programa Beleza Verde, atua em todo o território nacional oferecendo soluções para descaracterização e destinação correta para esse tipo de embalagem e produto, anulando os riscos associados ao descarte incorreto.

O objetivo do Programa é estimular os estabelecimentos a adotarem práticas ambientalmente equilibradas, economicamente viáveis, socialmente justas e politicamente legítimas, garantindo um crescimento sustentável.

Praticamente todos os tipos de resíduos produzidos são aceitos. A equipe da Dinâmica Ambiental vai até os estabelecimentos parceiros e coleta embalagens de sprays aerossóis, tubos de coloração, esmaltes vencidos, tintura de cabelo, embalagens plásticas, entre outros.

Boa parte dos materiais coletados são destinados à reciclagem, e podem ser transformados em matéria-prima para a produção de novas embalagens, armação de óculos, mobiliário e até mesmo a estrutura de uma bicicleta. Clique aqui para saber mais e entrar para um time que sabe que beleza tem tudo a ver com responsabilidade socioambiental!

Fontes: Alterdata | Pró Ambiental | Beleza Verde

Categorias