Esterilização e desinfecção: práticas fundamentais para seu estabelecimento

Muitos barbeiros, cabeleireiros, manicures e profissionais da área da beleza realizam os fundamentos básicos, processos e controles de higienização. Entretanto, ainda existem profissionais que não praticam as medidas regularmente, provocando riscos para a própria saúde, para a saúde dos clientes e de seus parceiros e amigos.

A falta do protocolo de higiene pode ocasionar em doenças sérias como Hepatite B, AIDS e até mesmo a Covid-19, e para evitar que esses riscos cheguem até o seu negócio, é fundamental estar informado quanto às medidas necessárias e sua importância.

Trinômio de segurança

Mais do que cuidar dos ambientes, os profissionais devem se responsabilizar pela saúde e segurança dos clientes. Devem conhecer a fundo normas, práticas e medidas que irão lhes ajudar a combater riscos. Também é muito importante que tenham conhecimento sobre temas como microbiologia, normas da ANVISA, combate a agentes físicos e químicos etc. De forma geral, é a junção de três processos que vai garantir mais segurança e menos riscos para profissionais e clientes. São eles:

Limpeza: aqui, vale destacar a importância da qualidade dos materiais utilizados no processo de limpeza, como a qualidade da água e dos instrumentos, manuseio e preparação dos produtos. É importante relembrar que ao final do processo deve ser analisada, criteriosamente, a eficácia da limpeza e que, no caso de agentes como sangue, soro e fragmentos de tecido, caso a limpeza não seja feita de forma ideal, o processo de esterilização e desinfecção não terá eficiência.

Desinfecção: visa a eliminação de microrganismos de superfícies e equipamentos, como tesouras, navalhas, espátulas, entre outros utilizados em barbearias e salões de beleza. Os métodos de desinfecção se aplicam tanto ao uso de desinfetantes quanto à ação térmica. A combinação dos dois elementos é ideal para garantir um ambiente desinfetado e seguro.

Esterilização: no processo de esterilização, tanto agentes químicos quanto físicos são utilizados para destruir todas as formas de vida relacionadas à microbiologia, especificamente em objetos não orgânicos. Nas barbearias, salões de beleza e clínicas estéticas temos a utilização da autoclave no processo de esterilização.

Além disso, todo estabelecimento deve possuir um manual de rotinas, atividades de trabalho e procedimentos disponíveis para consulta, tanto de profissionais quanto de clientes. Este manual tem como intuito apresentar o passo a passo de todos os processos e controles feitos dentro. É preciso também constar todos os cuidados com ferramentas de trabalho, como toalhas, pentes, escovas, esterilização de alicates e a higiene do ambiente.

Esterilização e desinfecção: qual a importância da microbiologia nestes processos?

A palavra “microbiologia” deriva do grego: mikros, bios, e logos. Esta ciência estuda os organismos microscópicos e todas as suas atividades biológicas, isto é, formas, estruturas, reprodução, aspectos bioquímico-fisiológicos, e seu relacionamento entre si e com o hospedeiro.

Saber sobre microbiologia e como ela pode se aplicar em seu estabelecimento é mais do que uma obrigatoriedade, mas também um diferencial para profissionais da área da beleza e da saúde. Isso porque saber todas as formas de combater os riscos, como eles se reproduzem e quais os males que podem proporcionar aos seres humanos é uma característica que pode fazer você garantir mais biossegurança e consequentemente, a confiança dos seus clientes e parceiros!

Manter o ambiente profissional seguro, principalmente para quem trabalha em contato direto com pessoas e com atividades que podem proporcionar riscos à saúde é muito importante. Profissionais da área devem ter a consciência de preservar seu estabelecimento.

Fonte: Biocide

Categorias