Erros comuns que incomodam seus clientes

Um up no visual é mais do que uma ida ao salão de beleza – deve ser uma experiência do começo ao final. Qualidade e profissionalismo são fundamentais na prestação de qualquer tipo de serviço, mas a excelência também está nos detalhes e compreender isso é fundamental para garantir uma agenda de trabalho sempre cheia de clientes. Neste artigo, separamos alguns erros que podem arranhar a reputação do seu estabelecimento. Confira:

Não dar conselhos honestos

Seus clientes podem até ter uma ideia muito clara do que querem, mas eles não têm o conhecimento que você tem. Por isso, é importante dar conselhos imparciais e especializados sobre o que funciona e o que não funciona. Se eles parecem interessados ​​em um serviço que provavelmente não funcionará para eles, informe-os educadamente (e explique-lhes o porquê) e ofereça uma alternativa que você acha que funcionará melhor.

Não manter as coisas limpas

Salão cheio, mil coisas acontecendo, gente entrando e saindo. Sim, é uma correria intensa, mas mesmo no meio da loucura, certifique-se de reservar algum tempo entre os tratamentos para limpar e preparar seu espaço adequadamente para seu próximo cliente.

Mesmo que a bagunça não esteja em níveis críticos, ainda é a primeira coisa que seus clientes notarão, especialmente os que estão visitando pela primeira vez.

Não fazer a gestão do tempo

Acredite, por melhores que sejam os seus serviços, se não cuidar da sua agenda você abrirá espaço para clientes bem aborrecidos. Fazer o cliente esperar antes do atendimento ou durante o procedimento pega muito mal, ainda mais hoje em dia. Tenha um controle minucioso da sua agenda, deixe espaço para eventuais contratempos, busque sempre respeitar esses horários e avise-o quando perceber que irá se atrasar.

Não se preocupar com o meio ambiente

Até poucos anos atrás uma boa gestão era o suficiente para que os negócios prosperassem no mercado, mas hoje, felizmente, a responsabilidade ambiental passou a ser determinante. Estabelecimentos de beleza são grandes geradores de resíduos que poluem o meio ambiente e, por isso, é fundamental praticar a reciclagem (para garantir uma destinação segura e confiável) e a logística reversa (para dar nova vida aos produtos que seriam descartados na natureza e, assim evitar o desperdícios de recursos. E aqui você pode fazer parte do Programa Beleza Verde, que, além de coletar os resíduos tóxicos como tintas, esmaltes, alisadores, entre outros, para fazer o descarte correto deles, ainda promove treinamentos periódicos aos funcionários, para que eles também sejam verdadeiros embaixadores desta causa!

A insatisfação é como um vírus

Especialistas dizem que, quando um cliente fica insatisfeito com determinada marca, ele vai compartilhar sua experiência negativa com aproximadamente 11 pessoas. Trazendo essa estimativa para o contexto das mídias sociais, essa escala pode ser facilmente ampliada. Ao contrário, um cliente satisfeito conta a boa experiência que teve para, em média, 3 pessoas.

Os exemplos que trouxemos são apenas alguns erros que podem afastar a sua clientela para sempre e nenhum deles exige grandes esforços de correção. E cliente satisfeito é cliente fidelizado!

Fontes: Treatwell | Alterdata | Beauty Fair | Mindminers | Eccosys

Categorias