(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Entenda os benefícios da vitamina C para a pele

A vitamina C, também conhecida como ácido L-ascórbico, é considerada um um potente antioxidante capaz de neutralizar os radicais livres, ajudando no processo de regeneração natural da pele.

Da mesma maneira que os alimentos ricos em antioxidantes ajudam o seu corpo a combater os radicais livres, os antioxidantes tópicos agem da mesma forma, criando uma barreira contra os agressores diários, tais como os raios UV e a poluição do ar.

Esse combate aos radicais livres não é importante apenas para ajudar a manter os sinais do envelhecimento afastados. Ao neutralizar esses radicais livres, a vitamina C também ajuda a proteger a pele das alterações pré-cancerosas, causadas pela exposição aos raios UV.

Efeitos na pele

A vitamina C é encontrada em altos níveis na epiderme (camada externa da pele) e na derme (camada interna da pele). Suas propriedades antioxidades e o seu papel na produção de colágeno, são fatores que contribuem para manter a pele saudável. Esta substância pode ajudar a combater os sinais de envelhecimento, devido ao seu papel muito importante na síntese natural de colágeno, reduzindo a aparência de rugas.

É por isso que a vitamina C é um dos ingredientes que mais vem sendo usado pela indústria cosmética.

Mais um fato interessante sobre os efeitos da vitamina C na pele é que ela contém uma propriedade que inibe a produção de melanina, ou seja, o uso tópico contínuo da vitamina C pode ajudar a prevenir a formação de manchas escuras no rosto.

Vitamina C: como usar?

Se você pretende incluir a vitamina C na sua rotina de cuidados com a pele, especialistas indicam o uso de cremes ou séruns à base de vitamina C, pela manhã. A substância pode ser usada antes do protetor solar, já que ela possui ação fotoprotetora e fornecerá uma camada de proteção extra para a sua pele.

Uma dica importante é sempre verificar o tipo de vitamina C usada. Busque sempre pelo produto que contenha em sua lista de ingredientes o ácido ascórbico (também conhecido como ácido L-ascórbico), que é a forma mais estável e eficaz da vitamina C nos cuidados com a pele.

Ingerir suplementos à base de vitamina C também pode ajudar a aumentar a eficácia dos filtros solares, potencializando a proteção contra os raios UV do sol. Além disso, esta vitamina é importante na redução dos danos celulares e na contribuição dos processo de cicatrização de feridas. A ingestão adequada de vitamina C também pode ajudar a prevenir a pele seca.

Categorias