(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Entenda como deve se descartar esmalte vencido corretamente

Assim como as maquiagens devem ter seu descarte realizado de maneira correta para não causar danos ao meio ambiente, o mesmo deve acontecer com esmaltes vencidos e suas embalagens. Os itens que estão presentes constantemente na rotina das amantes por beleza, são um dos cosméticos com maiores taxas de componentes químicos em sua estrutura na indústria de embelezamento.

Os ingredientes do produto, quando descartados de maneira incorreta, são responsáveis por contaminar e degradar o meio ambiente, além de colocar em risco à saúde humana. Em cada frasco é possível encontrar um composto de 85% de solventes, 15% de resinas, corantes e plastificantes. A combinação é inofensiva quando utilizada no exterior do organismo humano, entretanto são bastante ofensivos à natureza quando tem sua finalização de maneira incorreta.

Como descartar

O correto é utilizar todo o produto interno do recipiente, porém, algumas vezes ocorre de sobrar uma pequena quantia de esmalte no vidro, e para isso, uma ideia é utilizar o resto de tinta para customização de acessórios, como bijuterias, copos, sapatos, vasos e até esculturas. Assim como também é aconselhável no descarte de embalagens de cosméticos.

Agora, no caso em que a data de validade tiver obtido sua expiração, é aconselhável que todo o conteúdo do interior da embalagem seja derramado sobre uma folha de papel. Esperando secar por completo, para que toda a química contida no produto seja controlada, o papel poderá tranquilamente ser descartado no lixo reciclável, sem nenhuma chance de gerar contaminação.

Já para esmaltes que acabam endurecendo dentro do recipiente, é preciso usar o remover de esmalte para dissolver o produto, antes de eliminar o conteúdo interno. É importante que as embalagens (vidro e pincel) estejam limpas para não ocorrer o descarte incorreto do resíduo dos esmaltes. Isto facilitará o descarte, pois se trata de materiais recicláveis que quando destinados em seus respectivos lixos conseguem ser reutilizados de diversas maneiras.

Então para evitar o risco de contaminar solos e consequentemente gerar danos ao ambiente e à saúde pública, opte por formas sustentáveis de realizar o descarte corretos dos esmaltes.

Categorias