Entenda a diferença entre cosméticos naturais e orgânicos

A “EcoCert” é a certificadora francesa de produtos que faz validação de que um cosmético é, verdadeiramente, natural ou orgânico. Todavia, muito se confunde com o que faz um determinado produto ser classificado em uma categoria ou outra, além de existirem diversas dúvidas sob a real diferença entre ambos os itens.

Natural X Orgânico

Na legislação brasileira, não tem uma exata determinação que classifica um produto como natural. Para ser taxado como natural, o produto deve conter no mínimo 95% de seus ingredientes naturais e 5% de ingredientes orgânicos, de acordo com órgãos particulares que são responsáveis de fiscalizar diversas marcas dentro e fora do país.

Já para os cosméticos orgânicos, as certificadoras explicam que para serem atribuídos a categoria, eles devem possuir no mínimo 95% de matérias-primas orgânicas em relação à quantidade total de matérias-primas naturais manipuladas na formulação.

Setor e certificação

Certificadoras como a francesa EcoCert e a brasileira IBD, disponibilizam uma ampla lista de ingredientes proibidos para a formulação de cosméticos. Isso quer dizer que diversos componentes não devem ser utilizados na fabricação dos produtos por serem perigosos para a saúde e para o meio ambiente.

Devido as leis do Brasil não serem explícitas em sua determinação, muitas empresas e marcas tiram proveito desta lacuna para comercializar seus produtos de forma enganadora. Pois, apesar de conter formulação natural, os cosméticos contam também com vários ingredientes químicos nocivos para a saúde.

Há no mercado atual, linhas de produtos veganos. Estes, contêm classificação diferente, pois são produtos que seguem a filosofia do veganismo (estilo que visa proibir o uso e exploração de animais para qualquer que seja a atividade humana designada). Assim como a filosofia, produtos classificados veganos não podem contar com ingredientes de origem animal em sua formulação e nem serem testados em animais.

É de extrema importância que, ao procurarmos consumir produtos que contenham os certificados de cosméticos orgânicos e naturais, fiquemos atentos com sua veracidade, já que as explicações são, em geral, um pouco vagas. Vale ressaltar que, a conscientização deve ir além de procurar o melhor e mais puro produto para o uso pessoal, deve-se levar em conta a preocupação com o meio ambiente e os males que o uso destes podem causar.

Categorias