(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Em 2018, Beleza Verde encaminhou mais de 6 mil quilos de resíduos para reciclagem

Criado inicialmente para dar encaminhamento correto aos resíduos descartados por salões de beleza, barbearias e clínicas de estética, o Programa Beleza Verde foi expandido para outros tipos de estabelecimentos e, em 2018, atingiu a marca de 6.265,34 quilos de materiais que foram destinados às cooperativas para reciclagem.

A conquista ajudou não apenas na geração de renda de centenas de famílias, como também a poupar os aterros sanitários de receberem seis toneladas de materiais que, ao invés de poluírem o meio ambiente, podem ser reaproveitados, transformados em novos produtos.

Materiais recicláveis coletados

O Programa Beleza Verde arrecadou ainda outros 3.115,51 quilos de resíduos recicláveis que, antes de serem encaminhados para as cooperativas, tiveram que passar por processo de descontaminação, realizado pela Dinâmica Ambiental. A empresa especializada em engenharia reversa e gestão de resíduos é idealizadora do Programa Beleza Verde. Enquadram-se nesse perfil embalagens de shampoo e coloração, por exemplo.

Recorte dos resíduos coletados

Nos 30 estabelecimentos participantes da ação, foram coletados 4.811,29 quilos de papel; 3.173,43 quilos de plástico; 691,91 quilos de vidro; 560,87 quilos de alumínio e 143,35 de ferro.
Já de materiais não recicláveis, colheram-se 1.623,01 quilos de algodão, palito, lixa, entre outros itens; 430,17 quilos de cera depilatória; 26,56 quilos de coloração; 8,68 quilos de cápsulas de café e 3,76 quilos de luvas plásticas. Esses, são encaminhados para uma empresa especializada no processo de blendagem, nome dado ao processo que mistura resíduos compatíveis, gerando um produto alternativo ou matéria-prima utilizada para abastecer fornos de cimenteiras.

Ganho ambiental

No total, foram coletados 11.473,03 quilos de resíduos, sendo 81,76% com possibilidade de serem transformados em novos produtos e 18,24% não passíveis de reciclagem.
Plásticos de embalagens e produtos químicos utilizados em tinturas são nocivos. Se descartados de qualquer maneira, podem contaminar o solo dos aterros sanitários e os lençóis freáticos, resultando em um dano irreparável a um dos bens mais valiosos e cada vez mais necessário de ser preservado: a água potável.

A dinâmica do Programa Beleza Verde

A elaboração de um produto começa com o cultivo e a extração da matéria-prima do meio ambiente, passando pelo transporte, transformação e o refino. Assim que esse material chega na fábrica, há o consumo de água e energia elétrica para que seja concluído o item que chegará às mãos do consumidor, além da geração excessiva de resíduos.
O Programa Beleza Verde trabalha a conscientização das empresas acerca da melhor e mais econômica maneira de usar os produtos, além de como fazer o descarte correto das embalagens. Para isso, é desenvolvida ação de consultoria, com treinamentos periódicos aos funcionários dos locais participantes; gestão e coleta dos resíduos, promovida pela Dinâmica Ambiental.

Certificação de reconhecimento

Após todo esse processo e comprovando o esforço realizado pelo estabelecimento participante, ele recebe um selo como reconhecimento de práticas sustentáveis. Além disso, o local ganha espaço em um dos maiores portais de meio ambiente da atualidade: o Pensamento Verde, onde terá sua marca vista por milhares de consumidores verdes.

Compromisso assumido com a sustentabilidade

A certificação traz peso importante ao perfil de compras dos clientes, como constatou a pesquisa Rethinking Consumptiom, realizada em seis países. Nela, 40% dos entrevistados afirmaram que a presença de certificados e selos é o principal fator de confiança.
Para manter o selo Beleza Verde é preciso continuar com o cumprimento das metas e expandir outras ações de preservação ambiental, já que vivemos tempos de preocupação com o meio ambiente e com o mundo que vamos deixar para as futuras gerações.

Categorias