(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Ecodicas para ter um salão de beleza sustentável

Se até poucos anos atrás uma boa gestão era o suficiente para que diferentes negócios prosperassem no mercado, hoje essa não é mais a realidade. Com um consumidor cada vez mais exigente e com acesso à informação em larga escala, a responsabilidade ambiental passou a ser determinante para as empresas. Isso porque além de existir uma legislação ambiental específica para cada ramo de atuação no mercado, para o consumidor cada vez mais consciente a sustentabilidade serve como um meio de propaganda e marketing, podendo captar novos clientes e, junto com serviços de qualidade, fidelizá-los.

Essa é uma dica de especial importância para o salão de beleza, um dos pilares econômicos do mercado de cuidados, beleza e higiene do Brasil. Mas como fazer com que um salão seja mais ecológico? É isso que será abordado na sequência.

Uso de produtos para cabelo sem sulfato

Além de serem melhores para os cabelos, os shampoos sem sulfato gastam menos água, pois geram menos espuma, e possuem menores quantidades de poluentes ao meio ambiente.

Opte por embalagens maiores e recicláveis

Comprando produtos para cabelo, maquiagem, depilação e limpeza em frascos maiores geram economia financeira, pois a embalagem representa grande parte do preço final do produto, e ainda contribui para o meio ambiente, pois a quantidade de recursos naturais utilizados na produção dos recipientes são menores.

Uso de maquiagem vegana

Hoje existem no mercado diversas opções de produtos orgânicos e veganos, que causam menor impacto ambiental em sua produção e descarte. No entanto, eles são mais caros, e por isso essa escolha depende muito do público que frequenta o salão.

Invista em iluminação natural

Optando por aberturas no teto e janelas grandes, que permitem a entrada de grande quantidade de energia solar, é possível tanto economizar na conta de luz quanto levar maior conforto às clientes, uma vez que a grande maioria das pessoas se sente melhor em ambientes iluminados naturalmente àqueles iluminados de forma artificial.

Invista em energia solar

Apesar de ser um investimento alto, no longo prazo a energia solar é extremamente vantajosa, pois além de diminuir consideravelmente (ou mesmo zerar) a conta de energia do estabelecimento, levando à redução de custos, ainda valoriza o imóvel na qual está instalada.

Reutilize as luvas

Com exceção de luvas utilizadas em procedimentos higiênicos como a depilação, na maioria das situações as luvas descartáveis podem ser reaproveitadas, implicando tanto em menores custos quanto em maior consciência ambiental.

Faça manutenção regular nos aparelhos

Aparelhos eletrônicos como secadores devem receber manutenção preventiva regular, pois além de estender sua vida útil, a limpeza dos filtros faz com que funcione com o máximo de eficiência energética.

Incentive o uso de transporte coletivo

Pode parecer uma dica estranha à primeira vista, mas trata-se de um excelente meio de tornar seu salão mais ecológico. Ofereça pequenos descontos para clientes que foram de ônibus, trem ou metrô e veja a notícia se espalhar de forma rápida, conquistando mais clientes.

Invista em plantas

Além de possuírem uma excelente função decorativa, as plantas auxiliam na troca de gases e diminuição da temperatura do ambiente, fazendo com que se torne termicamente mais agradável, diminuindo a necessidade de uso de ventiladores e ar-condicionado.

Essas são apenas algumas das muitas dicas para tornar seu salão de beleza mais sustentável e ecologicamente amigável. Coloque em prática os três 3Rs da sustentabilidade – reduzir, reutilizar e reciclar – e sinta a diferença em seu bolso e em sua clientela.

Categorias