É possível fazer o cabelo crescer mais depressa?

Com essas dicas os seus cabelos vão ficar mais saudáveis e, consequentemente, podem crescer mais rápido

Se você cortou o seu cabelo além do que devia e se arrependeu, tenha calma que existem algumas dicas que podem ajudar os seus fios a crescerem mais depressa. Alguns especialistas dizem que o fio de cabelo, seja ele liso ou crespo, cresce, em média, cerca de 1 centímetro ao mês, o que resultaria em uma média de 12 centímetros por ano.

Apesar disso, com alguns cuidados especiais é possível estimular o crescimento dos fios, ajudando-os a crescer com mais saúde e, por que não, de forma mais acelerada que o normal. Para isso, confira quatro dicas especiais:

  • Atenção ao couro cabeludo

Quase nunca nos atentamos à saúde do couro cabeludo. Por ser uma área que fica escondida sob as madeixas, qualquer secura, oleosidade excessiva ou irritação pode não ser tão perceptível.

Mas, para que os cabelos cresçam de forma saudável, é fundamental manter o couro cabeludo hidratado e limpo.

Quem tem os cabelos mais secos não é recomendável lavar a cabeça todos os dias, pois o excesso de lavagens poderá ressecar ainda mais o couro cabeludo. Já quem tem os cabelos mais oleosos, pode lavar mais vezes na semana. O ideal, para todos os tipos de cabelo, é lavar sempre com a água em uma temperatura mais baixa possível, pois se estiver muito quente também pode provocar ressecamentos.

  • Escolha o produto certo para você

É muito importante ler os rótulos de shampoos, condicionadores e cremes de hidratação. Verifique se o produto não contém ingredientes que causem danos para os fios, como por exemplo o lauril sulfato de sódio, que é muito comum em produtos de higiene e beleza. Esta substância remove a gordura que se acumula nos cabelos e no corpo, mas também destrói os lipídios naturais que nossa pele produz para se defender naturalmente. Por isso, pode causar irritação na pele e no couro cabeludo. Este e outros produtos químicos podem provocar inflamação e induzir a produção de sebo em excesso, que obstrui os poros do couro cabeludo, sufocando o folículo piloso. Por isso, quanto mais natural for a fórmula, melhor!

  • Massagem e estimulação do couro cabeludo

Outra dica interessante e que ajuda a estimular o crescimento dos fios é massagear o couro cabeludo. Com as pontas dos dedos, e sem usar as unhas, vá massageando toda a cabeça. Isso faz com que o fluxo sanguíneo no couro cabeludo aumente, assim como a oxigenação e a nutrição da raiz dos cabelos, contribuindo para estimular a circulação, promovendo o crescimento do cabelo. Você pode associar a essa massagem o uso de algum óleo, como o de tomilho ou alecrim em uma mistura com óleo de coco ou de semente de uva, para ajudar a evitar o ressecamento do couro cabeludo, oleosidade e dermatites.

  • Importância da hidratação

Hidratar os cabelos uma vez por semana é outra recomendação importante que ajudará no crescimento. Você pode usar uma receita natural, indicada para o seu tipo de cabelo, ou mesmo utilizar um creme pronto, desde que os ingredientes sejam benéficos para a sua saúde.

Categorias