Dicas para fazer o seu próprio perfume

A fragrância é algo muito poderoso, pois ela diz muito sobre a nossa personalidade. Esse poder também se deve à ligação com a nossa memória, pois os cheiros são capazes de nos remeter à sensações e lembranças.

Nosso olfato é o sentido mais poderoso que temos, com uma ligação direta para o cérebro, capaz de nos fazer voltar no tempo. Pesquisas sugerem que 75% de nossas emoções são causadas pelo que cheiramos e temos 100 vezes mais chances de lembrar dos aromas do que o que aquilo que vemos ou ouvimos.

Então, imagine fazer o seu próprio perfume? Além de evitar os produtos químicos encontrados em muitas opções industrializadas, o ato de criar o seu próprio cheiro, pode ser algo divertido e fascinante.

Se você gostou dessa ideia, confira as nossas dicas e aprenda a fazer o seu próprio perfume no conforto do seu lar:

Escolha as melhores notas

Um perfume é formado, geralmente, por três notas olfativas: as de cabeça, ou de “saída”, “topo”. As do “meio” ou “corpo” e as de fundo, também chamadas de “base”.

As notas de cabeça são a impressão inicial de uma fragrância e não duram muito. Elas são leves e frescas e podem ser encontradas em todas as frutas cítricas, especiarias e na maioria das ervas.

Já as notas do meio duram um pouco mais na pele. Elas podem ser notadas após 10 a 15 minutos das notas de topo e permanecem na pele por algumas horas. Para estas notas, geralmente são usadas flores (lavanda, gerânio, jasmim e rosas), ervas (alecrim) e, algumas vezes, até especiarias.

Por fim, as notas de fundo (ou de base) são aquelas que duram horas – às vezes dias – na pele ou na roupa. São aromas mais ricos e pesados ​​- como baunilha, cedro, patchouli, sândalo, almíscar e âmbar.

O que você vai precisar para fazer o seu perfume

Agora, vamos aos ingrediente que você precisará para criar o seu próprio perfume:

Óleo transportador: você pode optar entre o óleo de jojoba, óleo de girassol ou óleo de amêndoa. O óleo de jojoba tende a ser a melhor opção, por ser mais leve e semelhante à gordura protetora que a pele humana produz.

Álcool de cereais: que é importante para dar maior longevidade à fragrância. Um perfume tradicional geralmente é feito com óleos essenciais inseridos em um transportador de óleo misturado com álcool e um pouco de água. Mas, se preferir, não é necessário usar o álcool.

Óleos essenciais: escolha os aromas de sua preferência.

Frasco spray: para acondicionar o perfume e facilitar o uso.

Modo de preparo do perfume

O modo de preparo é bem simples. Comece com o óleo transportador (e o álcool de cereais, caso você tenha escolhido usá-lo) e vá adicionando os óleos essenciais um a um, na quantidade que você desejar. Comece pelas notas de base, depois vá para as médias e por último as de topo.

Em termos de medidas, isso vai depender muito da quantidade de fragrância que você vai produzir ou do tamanho de seu frasco. Apenas certifique-se de que a maioria da fórmula seja o óleo transportador e não os óleos essenciais, pois altos níveis de óleos essenciais podem provocar irritação na pele. Um exemplo seria 80% de óleo transportador para 20% de óleos essenciais, ou seja, 80 gotas de óleo transportador e 20 gotas de óleo essencial.

Vá adicionando todos os ingredientes em um recipiente de vidro (é melhor uma garrafa) e agite bem. Para saber se o cheiro está do seu agrado, mergulhe uma tira de papel na mistura e cheire cada vez que você adicionar um óleo essencial. Assim que a mistura adquirir o aroma desejado, transfira-a para um frasco spray e deixe repousar em um local fresco por alguns dias, até que os aromas se unam por completo.

A perfumaria é uma arte: cada mistura é única e não há duas misturas exatamente iguais. Então, aproveite este momento e divirta-se, enquanto descobre o seu aroma perfeito!

Categorias