Cuidado! As bactérias presentes em suas maquiagens podem ser fatais

Você sabia que a grande maioria dos produtos de beleza está contaminada com superbactérias capazes de causar irritações severas irreversíveis danos aos tecidos ou até mesmo serem fatais em caso de contaminações mais graves?

Pouca gente sabe disso, mas um estudo da Universidade de Aston demonstrou que os produtos de maquiagem usados ​​todos os dias por milhões de pessoas no Reino Unido estão contaminados com bactérias potencialmente fatais. Nas amostras analisadas, foram encontradas bactérias E.coli (uma bactéria intestinal que pode causar infecções) e Staphylococcus que, em casos extremos, pode levar a uma infecção generalizada.

Isso ocorre quando os produtos não são higienizados corretamente ou quando são usados muito após o prazo de validade. As bactérias foram encontradas em nove dos dez produtos analisados.

As esponjas conhecidas como beauty blenders são os utensílios que mais acumulam microorganismos, já que a grande maioria (93%) nunca nunca foi limpa, e mais de dois terços (64%) já caiu no chão durante o uso. Além disso, o fato de umedecer a esponja para utilizá-la, facilita a proliferação de agentes contaminantes, criando terreno ideal para bactérias nocivas.

Considerando que a maioria dos produtos de uso cosmético não são estéreis, já que existe uma contaminação mínima “aceitável”, é importante seguir algumas regras para evitar que a contaminação piore. Veja como proceder:

  • Produtos que contenham água na composição estão mais suscetíveis a contaminação, principalmente se não forem armazenados e limpos conforme as instruções da embalagem.
  • Produtos oleosos podem durar mais que os aquosos, entretanto os óleos na fórmula podem ficar rançosos principalmente se forem deixados no sol ou próximos de calor excessivo.
  • Produtos que apresentarem mudança de cor, textura ou aroma devem ser descartados. Isso é sinal de que a formulação não está mais estável e não apresenta segurança com relação aos conservantes.
  • Não acrescentar água, soro fisiológico ou até mesmo saliva em pincéis e produtos.
  • Mantenha tudo muito bem seco e lave os utensílios (como pincéis e esponjas) a cada dois dias, preferencialmente intercalando com um higienizador de próprio.
  • Não compartilhar produtos que podem entrar em contato com as mucosas, como batons, lápis de olho e máscaras.
  • Não despejar os produtos que venham em frascos diretamente nas mãos. O ideal é usar um recipiente ou placa de inox.
  • Utilizar uma espátula de inox para raspar os produtos ao invés de pegá-los diretamente com pincéis e esponjas.
  • Quando for ao maquiador, certificar-se de que todos os produtos estão devidamente higienizados e os aplicadores são descartáveis.
  • Sempre lavar as mãos e higienizá-las com álcool gel antes de usá-las para aplicar produtos no rosto.
  • Não armazenar maquiagens e pincéis no banheiro, onde há umidade e maior risco de contaminação por bactérias fecais (como é o caso da E. coli).
  • Utilizar os produtos sempre dentro do prazo de validade estipulado na embalagem.

Grupo de risco

Pessoas com histórico de eczema, dermatite, pele acneica, doenças autoimunes e baixa imunidade devem ter atenção redobrada quando o assunto é manter a necessáire higienizada. A pele, quando está ressecada ou sensibilizada, tende a absorver produtos com mais facilidade, além disso qualquer tipo de machucado pode ser porta de entrada para fungos e bactérias. O mesmo vale para produtos fora da validade.

Há o estigma de que conservantes em cosméticos não são seguros e que o ideal é utilizar cosméticos naturais ou caseiros, mas nem sempre existe a garantia de que o usuário não sofrerá algum tipo de contaminação ou alergia. Neste caso, ainda é mais seguro utilizar produtos cosméticos com conservantes, já que os riscos são ainda maiores caso eles não estejam presentes nas formulações.

Categorias