Cosméticos fermentados: a aposta sustentável da indústria da beleza

O WGSN, instituto global de tendências em comportamento e consumo, divulgou um estudo explicando que a busca por cosméticos naturais e produtos que são moda em países asiáticos como Coréia e Japão deram origem a uma nova tendência para 2022: a beleza fermentada.

Enquanto alimentos fermentados já são muito conhecidos por terem um impacto positivo no microbioma intestinal, os cosméticos fermentados têm ganhado cada vez mais notoriedade devido aos seus ótimos resultados na pele e no funcionamento do microbioma cutâneo.

Produção natural que faz bem para a pele

A fermentação biológica é um processo muito antigo e difundido pelo mundo, que consiste em transformar matéria orgânica em componentes muito mais poderosos a partir da ação de enzimas secretadas por microrganismos – que podem ser bactérias ou leveduras. O objetivo é multiplicar as bactérias benéficas em detrimento das ruins para aumentar o poder de cada ingrediente.

Defensores da técnica na indústria cosmética apontam que o processo de fermentação atua como um impulsionador do ingrediente ativo, contribuindo para uma maior concentração de nutrientes e antioxidantes, que são essenciais para o combate dos sinais do envelhecimento. Além disso, o processo garante uma maior penetração desses ingredientes na pele.

Outra vantagem, é que as substâncias naturais desenvolvidas durante o processo de fermentação são capazes de prolongar a vida útil das formulações, o que as torna ainda mais sustentáveis.

Sendo assim, com maior eficácia comprovada, os cosméticos fermentados são indicados para todos os tipos de pele, sendo recomendados especialmente para quem tem pele sensível e seca, graças às propriedades calmantes, hidratantes e até mesmo oxidantes desses produtos.

Ainda assim, é importante lembrar que o ideal é sempre procurar um dermatologista para saber qual produto é mais adequado para a sua pele.

Uma opção eco-friendly

Atualmente, a indústria cosmética é considerada uma das mais poluentes do mundo, utilizando na sua produção mais de 10 mil substâncias químicas, inclusive petroquímicas, conhecidas como Poluentes Orgânicos Persistentes (POP`s) que não se decompõem facilmente e são prejudiciais ao meio ambiente.

Além disso, anualmente, 12,2 milhões de toneladas de plástico são despejadas nos oceanos, contendo resíduos de produtos de higiene e beleza que foram descartados de forma incorreta.
Nesse cenário, a adoção de cosméticos fermentados traz uma série de vantagens, pois eles são livres de componentes industrializados comumente prejudiciais ao meio-ambiente, utilizando apenas elementos orgânicos.

Vale reforçar também que a maior durabilidade conferida pelo processo de fermentação natural permite que esses cosméticos sejam utilizados por muito mais tempo, gerando menos poluição em decorrência do descarte.

Por fim, uma das principais vantagens das técnicas de fermentação em relação a outras técnicas de produção é a preservação da biodisponibilidade. Se antes era necessário plantar alguns hectares para obter determinado ativo, hoje em dia uma planta em laboratório é o suficiente para produzir a mesma quantidade de maneira uniforme. Isso garante uma maior preservação da cadeia de sustentabilidade, utilizando o mínimo de matérias-primas disponíveis.

Ficou com curiosidade de experimentar? Os cosméticos fermentados ainda não são tão conhecidos no Brasil, mas é possível encontrar algumas opções nas principais lojas on-line do país. 🙂

Fontes: Steal The look | Sallve | Vitat | Premium Beauty News | Marie Claire

Categorias