(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Cosméticos faciais noturnos e diurnos: você sabe a diferença?

Com tantas opções de dermocosméticos no mercado muitas vezes nos perguntamos se os cremes hidratantes não são todos iguais, sempre cumprindo a mesma função. Afinal, para que usar um creme noturno se já utilizo um durante o dia… não é a mesma coisa?

Na verdade, os cremes projetados para uso diurno são focados principalmente na proteção solar e em manter a hidratação durante o dia. Já os noturnos tratam a pele mais profundamente, além de contar com com ativos mais fortes, específicos para cuidar de problemas específicos, sem se preocupar com a proteção dos raios solares.


Entenda melhor a diferença entre cada produto e saiba quando utilizar cada um:

Produtos diurnos

Durante o dia a pele está sujeita a exposição à luz solar, poluição, estresse ambiental, maquiagem e até emissões de aparelhos eletrônicos, como a luz azul de computadores e celulares.
Além de ingredientes hidratantes e emolientes, esse tipo de produto contém fator de proteção solar para evitar queimaduras provocadas pelo sol e fotoenvelhecimento, além de antioxidantes para combater os radicais livres e ativos como a cafeína, que ajuda a desinchar e reduzir a vermelhidão.

Os cremes diurnos costumam ser formulados para que possam ser usados junto com a maquiagem, além de ter a possibilidade de controlar a oleosidade da pele durante o dia, sem a necessidade de retoques constantes.

Produtos noturnos

É durante a noite que a pele faz o “trabalho pesado” de regeneração, absorvendo melhor o produto que é passado. Por isso os cremes noturnos geralmente possuem ativos hidratantes mais fortes e de absorção lenta, projetados para penetrar ao longo de várias horas.

Como haverá pouca ou nenhuma exposição à luz, é nesse tipo de produto que estão os ativos mais fortes, como alfa-hidroxiácidos e retinóides, em concentrações maiores, componentes que normalmente sensibilizam a pele e não atuam tão bem quando misturados a fatores de proteção solar. Os cremes noturnos tendem a ser mais espessos, densos e até mesmo com sensação mais gordurosa que os cremes diurnos, pois o objetivo é agir durante as longas horas de sono até ser totalmente absorvido pela manhã.

Preciso dos dois?

Sim, pois as diferenças entre as duas categorias de produtos são gritantes. As texturas, formulações e até mesmo o tempo de ação são diferentes e um não consegue comprir a função do outro com tanta segurança.

Não é recomendável utilizar cremes noturnos durante o dia, já que este produto pode possuir ingredientes sensibilizantes, que tornam a pele mais suscetível a queimaduras e alergias, quando em contato com a luz solar. Além disso, os cremes noturnos podem não reter tão bem a oleosidade ao longo do dia e não proteger contra o fotoenvelhecimento.

Já os produtos diurnos, quando usados durante a noite, provavelmente não fornecerão um suporte tão eficiente de cuidados para a pele, agindo de maneira mais superficial e sem resultados tão visíveis ao longo do tempo.

Em todo o caso, o recomendado é sempre visitar um médico dermatologista para saber quais e quantos produtos devem ser utilizados na rotina diária, nunca abrindo mão de um bom protetor solar durante o dia.

Categorias