(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Cosméticos caseiros que funcionam!

Confira essas dicas para cuidar da beleza sem gastar muito

Máscaras, esfoliantes e cremes para os cabelos não precisam custar uma fortuna. Na verdade, você provavelmente encontrará todos os ingredientes necessários para fazê-los na sua cozinha.

No entanto, existem algumas regras que devem ser seguidas ao produzir um cosmético caseiro. A primeira delas é que você não pode fazer uma grande quantidade e guardar para usar por vários dias. Como são feitos com ingredientes naturais, é importante fazer somente a quantidade que será utilizada na hora.

Antes de iniciar o preparo de seus cosméticos, lave bem as mãos (aliás, esse é o assunto em pauta ultimamente!). Feito isso, esterilize os recipientes e todos os utensílios passando-os em água fervente antes de iniciar.

Está pronta? Então, acompanhe as receitas e mãos à obra!

1. Creme para tratar pontas duplas

Os seus cabelos estão danificados, quebradiços e com pontas duplas? É claro que um bom corte ajuda muito a resolver este problema, mas você pode dar uma mãozinha fazendo este creme que vai ajudar a evitar as quebras e também proteger os fios. Você só vai precisar de dois ingredientes: óleo de coco e gel de aloe vera. Junte os dois ingredientes em proporções iguais e aplique nos cabelos secos – somente nos comprimentos e pontas. Deixe agir por meia hora e depois lave normalmente.

2. Esfoliante para o rosto

Deseja eliminar células mortas e ter uma pele de bebê? É muito fácil! Para isso você vai precisar de mel, açúcar refinado e óleo de amêndoas doce.

Em uma tigela, misture o mel e o óleo de amêndoas em partes iguais. Adicione de uma a duas colheres de chá de açúcar. Seu esfoliante está pronto para o uso! Aplique a mistura com movimentos suaves, massageando a pele. Capriche na zona T e evite áreas mais frágeis, como a dos olhos. Enxágue com água morna sem esfregar: a água dissolverá o açúcar e o mel e deixará a pele macia e protegida pelo óleo de amêndoas.

Dica: lembre-se de não exagerar nas medidas. Faça uma quantidade suficiente para o seu rosto e, se sobrar, você pode passar em outras áreas do corpo.

3. Máscara facial para a pele seca

Quem tem pele seca sabe a dificuldade que é mantê-la hidratada. Coceira e vermelhidão são algumas características deste tipo de pele, principalmente quando exposta a calor, frio, ar condicionado etc.

Se este é o seu caso, faça esta receita que certamente irá aliviar e trazer a hidratação que a sua pele precisa. Para isso, você vai precisar de: meio abacate, suco de limão e creme de leite fresco.

Preparo: amasse a polpa do abacate. Misture uma colher de sopa de suco de limão. Adicione 2 colheres de sopa de creme de leite fresco e bata tudo até obter uma mistura homogênea. Deixe na pele por 20 minutos e enxágue muito bem. Lembre-se que o limão pode manchar o rosto, por isso, procure fazer esta máscara à noite e enxágue muito bem.

4. Pés macios e hidratados

É comum nesta época do ano os pés ficarem mais ressecados. Mas com esta receita você evitará as indesejáveis rachaduras e a desidratação. Para isso, você vai precisar de sal refinado e azeite de oliva (ou óleo de argan). Misture 2 colheres de sopa do sal (quanto mais fino, melhor) com 2 colheres de sopa de azeite ou óleo de argan. Em seguida, massageie os pés com esta mistura, caprichando nos calcanhares.

Para o enxágue, coloque os pés de molho em uma bacia com água morna e limão. Depois lave normalmente e, se quiser, finalize com uma leve massagem utilizando algumas gotas de óleo de argan.

Categorias