Coronavírus: quais os cuidados que devemos ter no salão de beleza?

À medida que o Coronavírus (Covid-19) começa a se aproximar cada vez mais da realidade dos brasileiros, surgem algumas dúvidas, principalmente com relação à rotina de cuidados com a beleza.

Alguns proprietários de salões estão começando a fazer mudanças em suas agendas, como instituir políticas de cancelamento, caso o cliente apresente sintomas de gripe, além de também impor práticas de higiene mais rigorosas aos profissionais que atendem o público.

A recomendação de especialistas aos donos de salões é desinfetar as superfícies cada vez que um cliente for atendido. Limpar as bancadas, cadeiras, telefones, ferramentas de trabalho e maçanetas constantemente, ajuda a evitar a propagação de vírus de pessoa para pessoa. É quase garantido que o uso de um bom desinfetante e álcool gel em uma superfície, ajude a reduzir consideravelmente a contaminação.

Alguns salões também estão evitando o recebimento dos serviços em dinheiro, para evitar o contato com as notas, já que a circulação do dinheiro de mãos em mãos pode transmitir a doença. Por isso, muitos estão preferindo que o pagamento seja feito pelo cartão, para que o contato entre clientes e profissionais seja reduzido.

Como os clientes devem agir?

Para quem utiliza os serviços, ao frequentar salões de beleza, academias e clínicas estéticas, por exemplo, todo cuidado é pouco. Nós já falamos aqui sobre o risco de contaminação em maquiagens e pincéis, por isso, é ainda mais importante neste momento evitar o compartilhamento de itens como pincéis, rímel, bases, batons etc. Isso porque o Coronavírus tem a capacidade de sobreviver por longos períodos em superfícies.

Também é importante verificar se as ferramentas de trabalho, como alicates de cutícula, lixas de unhas e palitos, por exemplo, estão esterilizados ou são descartáveis.

Uma alternativa para quem não deseja se expor, é contar com o atendimento em domicílio. Muitos profissionais de beleza já contam com esta facilidade e, certamente, é uma boa maneira de evitar contato com muitas pessoas, sem abrir mão de serviços como manicure e cabeleireiro.

É válido ressaltar que, até o fechamento desta matéria, o Brasil apresentava 200 casos confirmados pelo Ministério da Saúde, número que tem subido exponencialmente, já que há dezenas de casos confirmados por hospitais particulares e secretarias estaduais de Saúde que ainda não foram contabilizados.

Não é motivo para pânico, mas é hora de buscar informações reais e seguras. O momento pede cuidado redobrado com a higiene, tanto para a segurança dos clientes como dos membros da equipe do salão. Lavar as mãos e manter o ambiente limpo, usar toalhas descartáveis ​​e lavar as capas após cada uso, são medidas de senso comum que devem fazer parte da rotina e nunca devem ser esquecidas.

Categorias