Conheça os principais cuidados para manter os cabelos saudáveis

Especialista explica que a escolha do shampoo e até a temperatura da água influenciam na beleza e saúde dos cabelos

Quem tem cabelos compridos, tanto homens como mulheres, sabe que manter o brilho e a maciez não é uma tarefa fácil, principalmente quando há alguma tintura ou alisamento envolvido.

Por isso, é importante atentar-se na escolha dos produtos e também nos cuidados do dia a dia, para evitar fios elásticos e até a quebra e perda deles. “Alguns cuidados simples, que vão desde a temperatura da água e até a escolha do shampoo certo, fazem toda diferença no resultado final”, explica Priscila Nepomuceno, cabeleireira e proprietária do Studio Dellas.

A especialista revelou algumas dicas sobre como ter o mínimo de cuidados em casa, para não precisar correr sempre até o salão.

Para quem tem descoloração no cabelo, seja para um tom colorido, loiro ou ruivo, por exemplo, o indicado é evitar produtos com amônia, pois essa substância pode comprometer a cor do cabelo. Quando produtos com amônia são usados, é possível notar partes do cabelo com reflexos avermelhados ou castanhos mais claros, indicando que a amônia agiu nestes locais.

Como a temperatura da água pode influenciar o cabelo?

Pessoas que tomam banhos muito quentes costumam ter descamação no couro cabeludo ou caspas, assim como o aumento da oleosidade e ressecamento. Em casos mais extremos, pode haver vermelhidão e irritação no couro cabeludo, causadas pela temperatura elevada da água.

Quando o cabelo tem tintura, o ideal é usar água morna, pois esta temperatura ajuda a “abrir” a cutícula do fio. Já a água gelada, conta Priscila, é a melhor opção quando se deseja melhorar o brilho.

Qual shampoo usar?

Seja qual for o tipo de cabelo, o ideal é sempre usar uma linha sem sal. Se você alisa o cabelo, por exemplo, ou faz outros procedimentos no salão, ao usar um shampoo com sal você provavelmente irá estragar todo o trabalho feito.

O sal na composição do shampoo tem a função de apenas fazer espuma e dar a impressão de que os fios estão ficando mais limpos. Ao optar por um shampoo sem sal, é possível perceber que ele não fará tanta espuma, mas o benefício para os fios será bem maior.

Por isso, sempre que for comprar um shampoo, observe no rótulo se o produto é sem sal. Geralmente esta indicação é feita de forma clara nas embalagens.

Essa dica, além de fazer com que o cabelo fique mais bonito, também pode fazer com que tinturas e progressivas durem muito mais tempo.

Quais cuidados são necessários com os produtos que temos em casa?

Cremes específicos, como máscaras de hidratação, têm químicas que influenciam o cabelo e trazem bons resultados, mas é preciso se atentar ao manuseá-los.

Quando você abre uma embalagem, por exemplo, não é aconselhável colocar a mão dentro do pote. Para pegar, use uma colher de plástico ou luvas, já que outros materiais também podem contaminar o produto.

Quando cortar o cabelo?

Todos os dias, fios caem e fios novos nascem, por isso, passamos a ter o cabelo em camadas, com diferentes comprimentos. O problema é quando parece que há mais cabelo perto do couro cabeludo do que nas pontas. Isso acontece quando as pontas não foram tratadas como deveriam.

Para evitar que isso ocorra, o ideal é cortar a cada três meses. Quando o corte é feito regularmente, sem a necessidade de comprometer o comprimento, a saúde dos fios é mantida e, em alguns meses, o resultado será um cabelo bem mais uniforme, apesar das camadas.

Categorias