Conheça os benefícios que o iogurte pode trazer à rotina de beleza

O iogurte ganhou popularidade como aliado na rotina de beleza nos últimos anos por conta de seu baixo custo e por ser uma ótima fonte de nutrientes, capazes de melhorar consideravelmente o aspecto da pele e cabelos.

Você sabia que os gregos utilizam o alimento como produto de beleza há mais de 3.000 anos? O iogurte sempre foi muito utilizado como hidratante, calmante natural para queimaduras solares e até mesmo como um esfoliante químico natural.

Conheça agora as propriedades benéficas do iogurte natural como item de beleza e aprenda a utilizá-lo:

Como hidratante

O combinado de água, proteínas, açúcares e gorduras do iogurte auxilia na hidratação da epiderme, além de prevenir a perda de água transepidermal, ajudando a aumentar a elasticidade da pele excessivamente desidratada.

Para clarear e afinar a textura da pele

O iogurte é uma fonte natural de ácido lático, um alfa-hidroxiácido derivado de frutas e cereais com diversas propriedades, entre elas a de esfoliar, capaz diminuir a coesão entre as células e permitindo a renovação celular. Ao utilizar uma máscara de iogurte é possível sentir um leve “formigamento”. Quando isso acontece, é sinal de que o AHA está agindo e que o iogurte está fazendo a vez de um peeling natural!

Protege contra os raios solares

Um estudo de 2015 sugere que os probióticos contidos no iogurte podem auxiliar na proteção contra os raios UV, através da criação de uma barreira neutralizadora de radicais livres na pele, reduzindo o risco de manchas e rugas induzidas pela exposição solar.

Aumenta a elasticidade da pele

Um estudo coreano de 2011 demonstrou que o iogurte, por conta de suas propriedades hidratantes e regeneradoras, pode aumentar a elasticidade da pele, além de melhorar a luminosidade e o viço.

Reduz rugas

Por conta de sua capacidade hidratante, ao aumentar a elasticidade da pele a epiderme passa a ter menos linhas visíveis. Este efeito se dá não apenas pelos probióticos contidos no iogurte mas também por ser rico em ácido lático, que através de seu efeito esfoliante consegue reduzir o aspecto de linhas finas e rugas.

Combate a acne e alivia problemas inflamatórios

As bactérias contidas no iogurte são capazes de combater o bacilo p. acnes, uma bactéria comumente encontrada na microbiota cutânea que vive nos ácidos graxos e sebo dos poros, e é a grande causadora da acne vulgar. O mesmo estudo de 2015 demonstrou que o iogurte é capaz de amenizar demais doenças inflamatórias, como rosácea, eczema e psoríase através do processo de imuno regulação.

Categorias