(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Conheça 8 benefícios do óleo de eucalipto para a saúde

Usado desde a antiguidade o óleo de eucalipto possui inúmeras propriedades medicinais. Confira algumas delas:

O eucalipto é uma árvore nativa da Austrália muito utilizada na indústria para diversos fins. Um de seus subprodutos é o óleo essencial, extraído das folhas frescas ou parcialmente secas, através de um processo de destilação a vapor.

Existem cerca de 600 espécies de eucalipto, sendo o Eucalyptus globulus o mais utilizado para a extração do óleo essencial. Esta árvore cresce rapidamente e precisa de muita água, por isso foi usada para combater o habitat de mosquitos responsáveis pela propagação de doenças como malária, dengue e febre amarela.

Chineses, indianos, ayurvédicos, gregos, aborígenes e outros povos europeus utilizavam o eucalipto há milhares de anos para tratar diversos problemas de saúde, já que esta planta também ajuda a aliviar dores nas articulações, sinusite, mau hálito e asma.

Os componentes químicos ativos contribuem para que o eucalipto seja um excelente purificador, clareador e estimulador do sistema imunológico. Multifuncional, é ideal para uso na pele, na aromaterapia e até mesmo como agente de limpeza, podendo ser utilizado puro ou combinado a outros produtos.

Conheça alguns dos inúmeros benefícios do óleo essencial de eucalipto para a saúde:

  • Alivia dores nas articulações
    As preparações tópicas com eucalipto são usadas para tratar dores musculares e articulares ligadas a distensões e entorses, contusões e dores nas costas, bem como a dor e inflamação associadas à doenças como osteoartrite e artrite reumatóide. Além de o alívio da dor, o óleo de eucalipto pode ser útil para atletas como uma forma passiva de aquecimento.

  • Combate a halitose e periodontite
    O potencial antibacteriano e antimicrobiano do eucalipto é um aliado no combate às bactérias que causam cáries e periodontite, pois tem a capacidade de reduzir a placa bacteriana. Além disso, produtos com o ingrediente na composição também ajudam a manter o frescor bucal, já que reduz as bactérias na boca, consequentemente melhorando o mau hálito.

  • Alivia sintomas da gripe

O eucalipto está presente em uma enorme variedade de remédios para aliviar os sintomas do resfriado comum, como pastilhas para a tosse, chás e produtos inaláveis. Na medicina popular, também é comum o uso das folhas em gargarejos para aliviar dores de garganta e ajudar a reduzir a inflamação, sendo um tratamento bastante eficiente.

  • Melhora problemas respiratórios

Como é capaz descongestionar o sinus e expectorar o muco dos pulmões, o óleo essencial de eucalipto também está presente em diversos medicamentos desta categoria. Sendo capaz de atuar como descongestionante quando inalado em vapor ou usado como emplastro no peito.

  • Pode ser usado como repelente
    O eucalipto é um repelente e inseticida muito eficaz. Em 1948, os Estados Unidos registrou oficialmente o óleo de eucalipto como inseticida e miticida, por ser capaz de eliminar ácaros e carrapatos. Em 2012, pesquisadores de Nova Délhi, na Índia, descobriram que o óleo de eucalipto do tipo E. globulus era ativo contra as larvas e pupas da mosca doméstica, sendo um produto ecológico e eficiente para acabar com esse tipo de praga.
  • É um fungicida natural
    Os aborígenes australianos utilizam o eucalipto e seu óleo desde a antiguidade para tratar fungos na pele e nas unhas. O óleo diluído pode ser usado na pele para combater a infecção de micoses, sendo um ótimo tratamento natural para esse tipo de problema.
  • Estimula o sistema imunológico
    Uma pesquisa demonstrou que o óleo de eucalipto pode melhorar a resposta fagocítica do sistema imunológico aos patógenos. A fagocitose é um processo em que o sistema imunológico consome e destrói partículas estranhas, protegendo o corpo.
  • Pode controlar o diabetes
    O eucalipto tem potencial como tratamento para o diabetes. Embora ainda existam poucas evidências, alguns especialistas acreditam que o seu uso como suplemento pode ter um papel importante na redução do açúcar no sangue.
    Testes foram feitos em ratos utilizando o extrato de eucalipto e descobriu-se que ele é capaz de retardar a progressão do diabetes, impedindo a peroxidação lipídica e cetoacidose. Observou-se também que o extrato possui propriedades antioxidantes e hepatoprotetoras.

Categorias