(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Como reduzir o impacto ambiental da depilação?

A depilação faz parte do cotidiano da sociedade. Para as mulheres, ganhou força principalmente após 1950, época marcada pelo encurtamento das vestimentas. Avançou também com a industrialização, quando surgiram propagandas atrelando o hábito a questões de higiene de forma que, atualmente, até mesmo alguns homens se tornaram adeptos da depilação. No entanto, muito tem se falado sobre o seu impacto ambiental.

Existem diversas formas de remover os pelos do corpo e cada uma pode afetar o meio ambiente de maneira diferente. Ainda assim, existem alternativas sustentáveis e atitudes que podemos tomar para reduzir esse impacto ambiental. É sobre isso que iremos discutir neste artigo. Confira!

Tipos de depilação com maior impacto e alternativas

Cera

A depilação com cera é normalmente realizada por profissionais, mas também pode ser feita em casa sendo a opção preferida de muitos. No entanto, boa parte das ceras de depilação convencionais são feitas de parafina e resina, produtos de origem petroquímica que podem ser tóxicos e alergênicos.

Outro ponto é que essa depilação não é definitiva, o que faz com que a utilização dessas substâncias seja recorrente e em grande volume. O impacto ambiental é ainda pior, pois o descarte costuma ser realizado no lixo comum ou em ralos, podendo contar vestígios de pele com bactérias, fungos ou vírus.

– Como substituir?

Dê preferência a ceras vegetais, feitas à base de açúcar, que podem ser feitas em casa ou encontradas em sites especializados em produtos de beleza. Caso utilize a receita caseira, é importante ficar atento em relação a presença do limão, ingrediente que pode deixar manchas na pele caso haja exposição ao sol.

Barbeador/depilador descartável

Os barbeadores descartáveis são facilmente encontrados em farmácias e supermercados e muito utilizados pela população devido à sua conveniência. A questão é que esses itens são compostos por materiais como plástico e borracha, além do metal da lâmina, o que dificulta o processo de reciclagem, que requer a separação de todos esses itens, tornando o processo pouco rentável.

Além disso, precisam ser trocados frequentemente, gerando um fluxo constante de lixo que é descartado e, por não ser reciclado, pode levar até 400 anos para se decompor completamente. Por exemplo, só nos Estados Unidos, segundo a Agência de Proteção Ambiental (EPA), pelo menos 2 bilhões de barbeadores descartáveis são jogados em aterros sanitários todos os anos.

– Como substituir?

Uma alternativa aos barbeadores descartáveis é a utilização de barbeadores feitos de metal ou aço, que podem durar por tempo indeterminado caso sejam bem cuidados. Outro ponto é que, além de serem reutilizáveis, eles permitem que apenas a lâmina de metal seja descartada (para então ser reciclada) e substituída por uma nova. Para homens, também há a opção de se utilizar barbeadores elétricos, máquinas com grande durabilidade.

Tipos de depilação mais sustentáveis

Máquina depiladora

Máquinas depiladoras são capazes de remover os pelos corporais desde a raiz quando passadas em determinada parte do corpo. Apesar de doloroso, esse tipo de remoção retarda o crescimento dos pelos e não gera lixo, pois a máquina pode ser utilizada por muitos anos caso seja bem cuidada.

Depilação a laser

A depilação a laser tem muitos adeptos, pois é capaz não só de remover os pelos, como também de interromper o seu crescimento dependendo da quantidade de sessões realizadas. Na técnica, uma máquina emite um laser aquecido a no mínimo 60 graus que atinge o local em que o pelo cresce, destruindo a penugem. Quando atinge a raiz, o pelo deixa de crescer.

Em entrevista à Istoé, Felipe Munhoz, diretor de marketing da Laser Fast defende o método: “O equipamento com ponteira a laser é fixo e reutilizável. O gel para preparação da pele, na área depilada, também não gera resíduos importantes. Todo o papel utilizado na sessão (para forração da maca, por exemplo) pode ser encaminhado para reciclagem”.

Autocuidado como prática sustentável

Por fim, vale destacar que tão importante quanto praticar o autocuidado, é essencial mantermos em vista a crise ambiental vigente, buscando maneiras de eliminar ou minimizar o impacto que causamos. É urgente que todos contribuam e adotem práticas mais sustentáveis, pensando em nosso planeta e nas gerações futuras que irão habitá-lo. Pequenas mudanças, como na forma em que nos depilamos, por exemplo, podem fazer grandes diferenças se praticadas em grande escala pela população.

Fontes: A Naturalissima | Glamour | Isto É | Correio Braziliense

Categorias