Como os refis de cosméticos ajudam a natureza

A melhor embalagem para qualquer produto é aquela que une estética, funcionalidade e baixo impacto ambiental. É por isso que cada vez mais marcas, especialmente as de cosméticos, vêm ampliando as linhas de perfumes, cremes, shampoos e condicionadores que têm o refil como parte da embalagem.

A Natura, por exemplo, foi a primeira empresa brasileira a adotar essa alternativa, em 1933. Atualmente, 30% do portfólio da marca possui refil e, ao optar por ele, você evita o descarte de, aproximadamente, 2,6 mil toneladas de resíduos, o equivalente a uma quantidade gerada por 4,7 milhões de pessoas diariamente.

O Boticário, que aposta na refilagem de seus itens há mais de 20 anos, afirma que, com isso, reduz em até 89% a quantidade de resíduos em comparação à compra de produto a ser descartada no meio ambiente.

Só vantagens

Segundo o LCA Center, um instituto de pesquisa internacional que estuda impacto ambiental de embalagens, o uso de refis reduz em 70% a produção de carbono, economiza 65% da energia e 45% da água utilizados em processos de fabricação dos potes, tampas e caixas e evita o descarte de 1,6 mil toneladas de resíduos no planeta por ano.

Outro benefício para o meio ambiente é que essa produção joga menos 4,3 mil toneladas de gases de efeito estufa na atmosfera, o equivalente a 770 viagens de carro ao redor da Terra. Isso sem contar o fato de que para fazer o refil de um cosmético gasta-se menos material do que para a confecção de sua embalagem regular. Os refis do Creme Desodorante Nutritivo para o Corpo, de Natura Tododia, levam 86% menos plástico do que a versão regular.

As embalagens refiláveis também são produzidas com material menos nocivo, como o polietileno (PE) e o polipropileno (PP), mais facilmente recicláveis. Além de utilizarem menos material na sua constituição, eles são mais facilmente transportados, gerando menos poluentes na atmosfera.

Esse olhar mais consciente ao renovar o estoque do seu produto preferido também se reflete no bolso. Isso porque, além de terem menos plástico em sua composição, os refis custam, em média, 20% a menos do que os itens regulares.

Oportunidade de mercado

Os números mostram que os consumidores não só aceitaram a proposta como também estão cada vez mais exigentes com embalagens. Em 2020, cerca de 18% do faturamento da Natura foi obtido com produtos com embalagens ecoeficientes. Uma pesquisa da Fundação Ellen MacArthur concluiu que repensar apenas 20% das embalagens de plástico usadas hoje pode representar uma oportunidade de negócio de 10 bilhões de dólares – a sustentabilidade também pode gerar muito lucro.

O caminho para escolhas que levem em consideração também o meio ambiente precisa ser encurtado e é nosso papel, como consumidores, exigir ofertas ecoeficientes. Com certeza nosso skincare vai ficar ainda melhor!

Fontes: Claudia Abril | Natura | Care | Cosmetic Innovation

Categorias