Como o Natal afeta a pele?

O Natal é um momento de celebração e é de esperar alguns (muitos) exageros. Bebidas alcoólicas, madrugadas adentro, doces e comidas têm um impacto. Tudo isso é parte integrante da época, mas com certeza não é nada bom para a pele! Esses alimentos levam a um aumento repentino do açúcar no sangue e à produção de excesso de insulina. Isso causa inflamação no corpo, que decompõe o colágeno e a elastina para causar flacidez e rugas. Também estimula a produção de sebo e causa desequilíbrios hormonais, que causam manchas e vermelhidão.

Alimentos com muito sódio, bem típicos dos menus das festas de fim de ano, levam à desidratação, o que pode tornar a pele opaca. Altos níveis de sal também causam retenção de água, o que faz com que o corpo todo fique inchado.

E o consumo excessivo de álcool também é bem ruim e causa a dilatação dos vasos sanguíneos (é por isso que você fica vermelho após algumas doses de Prosecco!). Com o tempo, essa vermelhidão pode persistir e as veias dos fios podem se tornar visíveis no rosto.

Deixe sua pele mais saudável neste Natal

É claro que você não deve deixar de se divertir no Natal. É só seguir as dicas abaixo que dá pra conciliar saúde e diversão numa boa e sem peso na consciência:

Hidrate-se!

Quer truque de beleza mais barato e eficiente que esse? Beber bastante água é sempre importante; nessa época então, nem se fala! Como o álcool é um diurético, é fundamental que você esteja hidratando adequadamente o corpo se estiver bebendo mais do que o normal. A pele desidratada pode parecer seca e escamosa, com linhas finas e rugas mais visíveis. A água também livra o corpo de toxinas, o que é especialmente útil se você estiver bebendo muito álcool e comendo mais alimentos processados ​​do que o normal.

Dê uma pausa no álcool

Ter alguns dias sem álcool permitirá que seu corpo se recupere de, digamos, aquele excesso sazonal. E, quando beber, mantenha-se hidratado com água entre uma dose e outra e inclua também um um último copo d’água antes de ir para a cama.

Cuidado com as dietas radicais

E embora seja típico embarcar em dietas rígidas assim que o Ano Novo acaba, a dieta ioiô é, na verdade, muito mais prejudicial para a saúde geral (e para a pele). Contanto que você esteja seguindo uma dieta equilibrada, é improvável que precise começar a se restringir de forma interna em janeiro. Uma dieta balanceada, rica em antioxidantes e alimentos que sustentam uma barreira de pele saudável – como peixes oleosos, abacate e nozes – nutrirá e protegerá a pele durante todo o ano.

Cuide de si com um tratamento facial

Qualquer que seja a época do ano, tratamentos faciais oferecem muitos benefícios. Eles limpam profundamente a pele para combater manchas e ajudam a restaurar a elasticidade. Especialistas recomendam que façamos um tratamento facial a cada 5 ou 6 semanas, em conjunto com o ciclo natural da pele. Uma esfoliação suave removerá as células mortas que obstruem os poros e estimulará o processo de renovação natural da pele.

É fato que as rotinas de beleza devem ser mantidas mesmo nas datas comemorativas. Além disso, o verão está chegando com força total. Por isso, nada de descuidar da pele. Ao contrário, a hora de pegar firme é agora!

Fontes: RUSH | DermaClub

Categorias