Como começar a transição para cosméticos naturais

Você, que acompanha o blog do Beleza Verde, sabe que os cosméticos naturais têm ganhado cada vez mais espaço, uma vez que são alternativas mais sustentáveis para o planeta e saudáveis para o nosso organismo.

É por isso que cada vez mais pessoas vem apostando numa transição para esses produtos. Mas, antes de qualquer mudança, é importante primeiro entender a motivação que te leva a querer fazer a transição para os cosméticos naturais. É a sua saúde? Uma questão estética? Ativismo pelo meio ambiente?

O principal motivo em si é muito particular, cada pessoa tem o seu. Mas, se temos clareza do que a gente quer, fica mais fácil lidar com os momentos em que a dúvida aparecer.

Começando com o pé direito

Pesquise bastante e troque experiências
Nos últimos anos, o mercado de cosméticos naturais cresceu muito (ainda bem) e temos diversas opções para todos os produtos. Assim, é muito importante dar uma pesquisada antes de sair comprando qualquer coisa.

Mude aos poucos
A tentação de mudar todos os produtos de uma vez é muito grande. Mas essa atitude não é nada sustentável (nem ecologicamente, nem financeiramente). Utilize primeiro os produtos que você já tem. Assim que eles forem acabando, troque por versões naturais. Normalmente, começamos pelo desodorante, sabonete, xampu ou condicionador, que são os produtos de uso mais rotineiro. Mas sempre vale começar por onde você se sente mais confortável. Se o cabelo é uma questão mais complexa para você, que tal trocar o sabonete primeiro?

Siga as instruções à risca
Isso é regra para tudo na vida, mas principalmente para os produtos naturais. Se está escrito “aplique com espátula”, não coloque a mão no creme. Se está escrito “fotossensível”, não vá para o sol após o uso. Se está escrito “agite antes de usar”, é para agitar – e bem. A ausência de produtos químicos que promovem certas texturas faz com que a gente precise seguir à risca as dicas de uso.

Respeite o tempo do seu processo
Nosso corpo precisa de um tempo para entender os novos ingredientes. Se o resultado não foi o que você esperava, não precisa desistir. Mantenha a calma!

Uma opção viável para o período de transição é intercalar os produtos. Para a rotina capilar, essa dica pode ser muito útil: aos poucos, vá espaçando cada vez mais o uso dos produtos convencionais, até que o seu cabelo esteja totalmente acostumado com as versões naturais.

E se por acaso, determinado produto não te agradou, tudo bem. Isso apenas quer dizer que seu corpo não se adaptou com determinado produto, e não com os cosméticos naturais como um todo. Troque a marca, assim como faria um cosmético convencional, e siga no processo.

Normalmente, o tempo dos cosméticos naturais é outro, eles agem no médio e longo prazo. É normal que a gente tenha pressa para ver logo os bons resultados de uma transição, ainda mais quando o assunto é beleza. Por isso, tenha paciência e não desista. Aliás, esse aprendizado que a natureza nos oferece é muito importante para levarmos para outras áreas da vida, inclusive!

Fontes: Use Organico | Da Amorinha | Naturices

Categorias