(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Como aliar a borra do café na sua rotina de beleza

Da sua cozinha direto para sua skincare!

Já incluímos na nossa dieta aquele cafezinho ao acordar para começar o dia bem, assim como também após a refeição. Os mais apaixonados pelo café consomem maior quantidade do pó de café diariamente, o que nos leva a pensar no que pode ser feito com o pó de café após ser coado para o consumo.

A cafeína faz bem para o corpo e para a pele também – que sorte a nossa! Confira nossas dicas de como reaproveitar o pó de café e contribuir com o meio ambiente!

Usando até o último pó

Por ser um produto natural, vemos muitos cosméticos que contam com o café na sua composição. O café contém propriedades antioxidantes, emolientes e hidratantes que se mantêm após o seu uso, ou seja, essas propriedades se mantêm na borra e são muito benéficas para nossa pele.

Um estudo espanhol comprovou que os efeitos antioxidantes da borra do café são 500 vezes maiores que a vitamina C. Ela atua em três problemas que afetam grande parte da população: olheira, acne e pele morta. Com esse e outros ingredientes facilmente encontrados nos armários, é possível criar receitas caseiras e naturais altamente eficazes.

– Olheiras
Para melhorar as bolsas escuras que se formam embaixo dos olhos, a borra do café é uma ótima aliada. A melhor forma é incluir esse procedimento na sua rotina de beleza noturna. Então, antes de dormir, com o rosto já limpo, faça uma mistura da borra do café já fria com um pouco de pimenta-do-reino e óleo de coco e aplique sobre a região. Basta pouco tempo de ação, cerca de 10 minutos, para surtir efeito. Depois lave bem com água e siga sua rotina de beleza. Pode ser aplicado diariamente. Como ele ativa a circulação sanguínea, com o tempo, as manchas tendem a clarear e a pele dessa região volta a ficar em tom uniforme ao rosto.

– Acne
Para combater a acne você pode fazer uma máscara caseira com apenas três ingredientes: duas gotas de óleo de amêndoas, uma clara de ovo em neve e duas colheres de borra do café fria. Essa mistura fica areosa e deve ser aplicada com cuidado. Passe no rosto com movimentos suaves e circulares e deixe agir por aproximadamente 10 minutos. A máscara ainda tem efeito esfoliante, por isso é preciso cautela para aplicar na face. Após esse período, lave bem o rosto com água em temperatura ambiente, a remoção também deve ser feita com cuidado. Aplique apenas uma vez por semana para não danificar a cútis.

– Pele morta
Os grãos do café estimulam a remoção de células mortas. Logo, esse é um excelente esfoliante natural para o corpo, fazendo uma limpeza profunda. O seu efeito anti-inflamatório acalma a pele e ainda auxilia em casos de maus odores. E por ser um antioxidante atua até mesmo contra o envelhecimento precoce. A mistura pode ser feita de duas formas: borra de café com óleo de coco ou mel. O primeiro fica menos areoso, então vai depender da necessidade da sua pele. Você pode variar entre as duas receitas e aplicá-las no banho, duas vezes por semana. Com a pele já limpa, basta esfregar a pasta suavemente no corpo em movimentos circulares. Enxágue bem e finalize com um óleo corporal. Caso não goste do cheiro do café na pele, aplique um body splash – que atua como um perfume/desodorante corporal – para inibir o odor na pele.

Além de benéfica para a sua saúde, o café e sua borra trazem benefícios para a sua rotina de beleza. Sua pele e o meio ambiente agradecem!

Fontes: Grão Gourmet | CaféiCultura

Categorias