Cílios magnéticos são seguros?

Relativamente novos em comparação com as versões postiças que usam com cola, os cílios magnéticos são considerados seguros pelas empresas que os comercializam – até mais do que seus antecessores, potencialmente mais prejudiciais.

Mas, embora seja verdade que os cílios magnéticos possam ter poucos efeitos colaterais, isso não significa que sejam totalmente isentos de riscos, especialmente usados incorretamente. Por isso, é sempre recomendável prestar atenção à composição do material e, se possível, testá-lo na pele antes de aplicá-lo.

Potenciais riscos

Quando usados ​​incorretamente, os ímãs desses produtos podem até rasgar cílios naturais e danificar seus folículos capilares. É importante aplicá-lo na linha dos cílios para que o produto não entre no olho ou bloqueie as glândulas sebáceas da pálpebra. Além disso, se mal ajustados, eles podem deslizar para longe da linha dos cílios e arranhar os olhos, causando danos à córnea.

Também é possível desenvolver uma reação alérgica ou até mesmo uma infecção se você tocar os olhos com as mãos sujas durante o processo de aplicação ou remoção.

As instruções do fabricante devem ser seguidas à risca tanto para aplicar quanto para remover e, como acontece com todos os outros cosméticos, cílios magnéticos nunca devem ser compartilhados com outras pessoas. Outra coisa importante é atenção ao prazo de validade. Não use nada vencido nos olhos.

Do que são feitos?

Os cílios magnéticos contêm pequenos ímãs projetados para ficarem grudados sem o incômodo da cola que é tradicionalmente usada em outros tipos de cílios falsos. Alguns tipos contêm cabelo sintético, enquanto outros contêm cabelo de animais ou humanos, mas todos têm óxidos de ferro que são minerais com pigmentos pequenos o suficiente para não causar riscos significativos à saúde. Mas, embora raro, é possível que o óxido de ferro cause alergias, principalmente quem teve histórico de eczema ou dermatite de contato.

Cílios magnéticos podem alterar o crescimento natural dos cílios?

Sim, podem. E, tem mais: uma vez que os cílios magnéticos muitas vezes “prensam” os naturais, eles podem causar alopecia por tração, que é uma queda que ocorre devido ao aumento da tensão no folículo capilar, resultante de uma arrancada brusca. Por isso que esse processo deve ser feito sempre com muita calma.

O que fazer para os cílios crescerem mais rápido?

Existem diversos fabricantes que prometem “soros de crescimento” comercializados como produtos milagrosos para acelerar o crescimento dos cílios. Infelizmente, não foi comprovado que esses produtos ajudam a crescer mais rápido. Alguns também podem ter efeitos colaterais, como irritação nos olhos e escurecimento das pálpebras.

A recomendação é usar os cílios magnéticos ocasionalmente, para alguma ocasião especial e pontual. É sempre melhor praticar a segurança primeiro e consultar um oftalmologista antes de qualquer coisa, especialmente se você tiver problemas médicos ou qualquer condição ocular preexistente. Beleza sim, saúde sempre.

Fontes: All About Vision | Healthline

Categorias